a presente pesquisa tem como objetivo diagnosticar quais as dificuldades de aprendizagem que os alunos que estão iniciando o Ensino Médio apresentam frente alguns conteúdos de Química geral, em uma escola pública do Município de Esperança- PB. A metodologia utilizada neste trabalho trata-se de um estudo de caso, que é uma abordagem de investigação muito utilizada nas ciências sociais/ humanas que busca conhecer, explorar, entender os “porquês” e o “como” ocorre um determinado fenômeno, acontecimento fazendo uma análise de diversos fatores inseridos num contexto real. Como instrumento de coleta de dados foram aplicados questionários 200 alunos de uma escola pública do Município de Esperança-PB, contendo 16 questões voltadas para as definições básicas e introdutórias sobre conceitos iniciais de Química Geral (Matéria, misturas, elementos, tabela periódica). Os resultados apontaram que os alunos apresentam dificuldades na aprendizagem frente a definição de alguns conceitos básicos como: matéria, mistura, fenômenos físicos e químicos, classificação de elementos na Tabela Periódica (família, período, classificação em metais, ametais e gases nobres).