Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

FORMAÇÃO DE IDENTIDADE DOCENTE: APROPRIAÇÕES DO GÊNERO PROFISSIONAL NO ÂMBITO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Palavra-chaves: GÊNERO PROFISSIONAL, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO DE IDENTIDADE Comunicação Oral (CO) FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS
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Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

A formação da identidade docente é perpassada pela apropriação do gênero profissional, na perspectiva da Clínica da Atividade o gênero profissional é compreendido como um organizador das atividades profissionais, uma vez que ele dá um padrão para o fazer, e também é oriundo das atividades coletivas. Os gêneros da atividade servem como uma forma relativamente estável do agir profissional que são reconhecíveis a partir do agir coletivo, ele não inválida as ações criativas, pois ao aprendermos um gênero profissional estamos aprendendo a agir socialmente dentro de um contexto, assumimos o agir em uma profissão. A formação da identidade docente em professores que estão no processo de formação inicial é fortemente ligada à apropriação do gênero profissional, incluindo a apropriação das prescrições. Este artigo se propõe a investigar a formação de identidade de professores em formação inicial, objetivamos analisar como os de estagiários do Curso de Licenciatura em Letras, habilitação em língua portuguesa, de uma instituição pública de ensino superior localizada na região Nordeste de nosso país, lidam com a apropriação do gênero profissional frente à prescrição de elaboração de uma sequência didática para poderem ministrar aulas durante o período de estágio e identificar as dimensões mobilizadas pelo professor em formação inicial quando ele se auto avalia sobre sua proficiência para elaborar uma sequência didática. Para tanto analisaremos as respostas concedidas em um questionário que versa sobre aspectos da formação inicial, nossos colaboradores já haviam cursado no mínimo uma disciplina de Estágio Supervisionado de intervenção, portanto já haviam passado pela elaboração de uma sequência didática e atuado na prática de ensino, aspecto que é de nosso interesse, nos deteremos neste artigo a discutir a apropriação do gênero profissional. Para fomentar nossa discussão utilizamos uma base teórica da Clínica da atividade aliada ao Interacionismo sociodiscursivo, Faita (2004), Amigues (2004), Machado (2007), Machado e Guimarães (2009), Silva, Barros e Louzada (2011).

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