O SOM DO SILÊNCIO: OS DEPOIMENTOS COMO RECURSO DIDÁTICO AUDIOVISUAL PARA O ENSINO DE HISTÓRIA.
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 10141 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 130 "inscrito_id" => 79 "titulo" => "O SOM DO SILÊNCIO: OS DEPOIMENTOS COMO RECURSO DIDÁTICO AUDIOVISUAL PARA O ENSINO DE HISTÓRIA." "resumo" => "O presente trabalho exposto é produto das propostas criativas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, que vêm construindo ao decorrer das suas atividades dentro da escola, meios que dinamizem o ensino, tornando-o mais próximo da realidade do aluno. Nesta perspectiva de homogeneização do ensino de história, há a utilização de recursos didáticos que mostrem caminhos que possam dialogar de forma mais fluida com aquele na educação básica. Desta forma, o PIBID atua como instrumento mediador nessa relação didática, sendo libelo para as propostas pedagógicas dentro da escola. Por hora, o depoimento foi o recurso usado para mediar nossa aula, criando relações possíveis que façam com que o aluno tenha uma visão alargada a respeito da Ditadura Militar. É sabido que trabalhar com testemunhos que elucidem a Ditadura e seu período caliginoso em nosso país é atual, por proporcionar e dividir opiniões dentro da sala de aula, devido a sua riqueza de conteúdo e detalhes. Logo, este irá acentuar vários desdobramentos dentro da mediação do conhecimento, proporcionando novas abordagens que conceituem o ciclo ditatorial brasileiro. Assim, o ensino de história passa a ter outra acepção saindo do usual, e lançando olhares para o cotidiano, conseguindo fazer pontes de diálogo entre passado e presente, proporcionando saberes dinâmicos e articulados. Na busca de superar o pragmatismo histórico e arrojar seu conhecimento, os depoimentos ganham conotação de destaque, pois este recurso sintetiza de forma adjacente as atrocidades causadas às pessoas que vivenciaram esse momento delicado, onde o sensível é propagado em cada testemunho, criando diálogos plausíveis de compreensão entre professor e aluno, à medida que esse espaço vai sendo recodificando e novas possibilidades vão emergindo, fomentando as relações entre mediador e receptor do conhecimento, qualificando e transformando o discente em reprodutor do processo histórico, desvinculando a disciplina História dos estereótipos de letargia que ainda são presentes dentro das relações de ensino desta disciplina." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de História e formação docente" "palavra_chave" => "DEPOIMENTOS, PIBID, DITADURA MILITAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_20_10_2014_19_23_27_idinscrito_79_dd5f3fad5a7a73e69c66dd39aeaf81ba.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDEILSON BESERRA NUNES" "autor_nome_curto" => "SAN" "autor_email" => "sandeilson@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 10141 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 130 "inscrito_id" => 79 "titulo" => "O SOM DO SILÊNCIO: OS DEPOIMENTOS COMO RECURSO DIDÁTICO AUDIOVISUAL PARA O ENSINO DE HISTÓRIA." "resumo" => "O presente trabalho exposto é produto das propostas criativas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, que vêm construindo ao decorrer das suas atividades dentro da escola, meios que dinamizem o ensino, tornando-o mais próximo da realidade do aluno. Nesta perspectiva de homogeneização do ensino de história, há a utilização de recursos didáticos que mostrem caminhos que possam dialogar de forma mais fluida com aquele na educação básica. Desta forma, o PIBID atua como instrumento mediador nessa relação didática, sendo libelo para as propostas pedagógicas dentro da escola. Por hora, o depoimento foi o recurso usado para mediar nossa aula, criando relações possíveis que façam com que o aluno tenha uma visão alargada a respeito da Ditadura Militar. É sabido que trabalhar com testemunhos que elucidem a Ditadura e seu período caliginoso em nosso país é atual, por proporcionar e dividir opiniões dentro da sala de aula, devido a sua riqueza de conteúdo e detalhes. Logo, este irá acentuar vários desdobramentos dentro da mediação do conhecimento, proporcionando novas abordagens que conceituem o ciclo ditatorial brasileiro. Assim, o ensino de história passa a ter outra acepção saindo do usual, e lançando olhares para o cotidiano, conseguindo fazer pontes de diálogo entre passado e presente, proporcionando saberes dinâmicos e articulados. Na busca de superar o pragmatismo histórico e arrojar seu conhecimento, os depoimentos ganham conotação de destaque, pois este recurso sintetiza de forma adjacente as atrocidades causadas às pessoas que vivenciaram esse momento delicado, onde o sensível é propagado em cada testemunho, criando diálogos plausíveis de compreensão entre professor e aluno, à medida que esse espaço vai sendo recodificando e novas possibilidades vão emergindo, fomentando as relações entre mediador e receptor do conhecimento, qualificando e transformando o discente em reprodutor do processo histórico, desvinculando a disciplina História dos estereótipos de letargia que ainda são presentes dentro das relações de ensino desta disciplina." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de História e formação docente" "palavra_chave" => "DEPOIMENTOS, PIBID, DITADURA MILITAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_20_10_2014_19_23_27_idinscrito_79_dd5f3fad5a7a73e69c66dd39aeaf81ba.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDEILSON BESERRA NUNES" "autor_nome_curto" => "SAN" "autor_email" => "sandeilson@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }