FORMAÇÃO DOCENTE: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E AS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO LITERÁRIA
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 10110 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 725 "inscrito_id" => 1361 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E AS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO LITERÁRIA" "resumo" => "O projeto “Universidade e Escola: práticas de educação literária no estágio supervisionado” objetiva congregar discussões e atividades que permeiam o ensino de literatura nas escolas de ensino médio da rede pública de João Pessoa/PB e as ações desenvolvidas no Estágio supervisionado de literatura no curso de Letras da UFPB. Tendo como foco o ensino de literatura pretende valorizar e ampliar o diálogo entre docentes do ensino superior e básico e graduandos da Licenciatura em Letras da UFPB, com o intuito de criar espaços coletivos de estudo e alternativas para o desenvolvimento de um trabalho pedagógico intertextual e interdisciplinar na educação literária; além de aproximar os discursos da Academia e da escola para a qualificação dos processos de ensino e aprendizagem e da formação inicial e continuada dos docentes e graduandos envolvidos. As questões que norteiam o projeto envolvem estudos sobre o campo literário, a respeito da concepção sobre a literatura e a função/pedagogização do ensino de literatura na escola; e, englobam leituras e conhecimentos do campo da educação, necessários à abordagem referente ao estágio supervisionado e aos projetos de leitura literária. Para sustentar a proposta, a metodologia prevê encontros de leitura e discussão de textos teóricos; acompanhamento das aulas e elaboração das atividades de literatura, bem como sua vivência na escola; socialização e registro das atividades por meio de artigos, dossiê e relatório final. Desse modo, o projeto compreende uma atuação conjunta e um diálogo no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão, na medida em que fortalece a articulação do curso de Licenciatura em Letras com a educação básica, o que já tem-se concretizado com as ações de acompanhamento dos estagiários nas escolas e discussões em grupo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS" "palavra_chave" => "ENSINO DE LITERATURA, DOCÊNCIA, ESTÁGIO SUPERVISIONADO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_04_11_2014_20_01_53_idinscrito_1361_b1d71a3f14d3b8be5b91278b57c62c1d.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL SOUSA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RAQUEL SOUSA" "autor_email" => "raquelsousadasilva02@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 10110 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 725 "inscrito_id" => 1361 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E AS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO LITERÁRIA" "resumo" => "O projeto “Universidade e Escola: práticas de educação literária no estágio supervisionado” objetiva congregar discussões e atividades que permeiam o ensino de literatura nas escolas de ensino médio da rede pública de João Pessoa/PB e as ações desenvolvidas no Estágio supervisionado de literatura no curso de Letras da UFPB. Tendo como foco o ensino de literatura pretende valorizar e ampliar o diálogo entre docentes do ensino superior e básico e graduandos da Licenciatura em Letras da UFPB, com o intuito de criar espaços coletivos de estudo e alternativas para o desenvolvimento de um trabalho pedagógico intertextual e interdisciplinar na educação literária; além de aproximar os discursos da Academia e da escola para a qualificação dos processos de ensino e aprendizagem e da formação inicial e continuada dos docentes e graduandos envolvidos. As questões que norteiam o projeto envolvem estudos sobre o campo literário, a respeito da concepção sobre a literatura e a função/pedagogização do ensino de literatura na escola; e, englobam leituras e conhecimentos do campo da educação, necessários à abordagem referente ao estágio supervisionado e aos projetos de leitura literária. Para sustentar a proposta, a metodologia prevê encontros de leitura e discussão de textos teóricos; acompanhamento das aulas e elaboração das atividades de literatura, bem como sua vivência na escola; socialização e registro das atividades por meio de artigos, dossiê e relatório final. Desse modo, o projeto compreende uma atuação conjunta e um diálogo no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão, na medida em que fortalece a articulação do curso de Licenciatura em Letras com a educação básica, o que já tem-se concretizado com as ações de acompanhamento dos estagiários nas escolas e discussões em grupo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS" "palavra_chave" => "ENSINO DE LITERATURA, DOCÊNCIA, ESTÁGIO SUPERVISIONADO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_04_11_2014_20_01_53_idinscrito_1361_b1d71a3f14d3b8be5b91278b57c62c1d.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL SOUSA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RAQUEL SOUSA" "autor_email" => "raquelsousadasilva02@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }