Este artigo refere-se a uma pesquisa desenvolvida em uma escola municipal localizada no município do Jaboatão dos Guararapes - Pernambuco, na perspectiva da integração da ludicidade com a Educação para Redução de Riscos e Desastres (ERRD) contextualizada e aplicada ensino fundamental. A questão central do estudo foi verificar em que medida as atividades lúdicas podem estimular a construção cognitiva quanto a ERRD e refletir sobre as causas e consequências das mudanças climáticas no cotidiano, utilizando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), bem como os problemas socioambientais na comunidade. Os dados foram coletados numa escola municipal, a partir de atividades práticas desenvolvidas com 30 estudantes do ensino fundamental. Os resultados obtidos permitiram verificar a importância das atividades lúdicas correlacionadas com a temática ambiental corroborando para os processos interdisciplinares na prática educativa. Essas atividades tiveram embasamento por meio da Campanha #AprenderparaPrevenir coordenada pelo CEMADEN Educação, onde os estudantes puderam participar e ampliarem suas percepções e vivências em relação às questões ambientais a partir das atividades lúdicas tais como: roda de leitura, dinâmicas de grupo e vídeos educativos. Os resultados apontaram que a ludicidade é uma ferramenta relevante no processo de aprendizagem e que a partir das atividades praticadas a construção do conhecimento sobre a ERRD torna-se mais dinâmico, considerando um olhar sobre as vivências no cotidiano do estudante.