O presente artigo busca discorrer sobre o Programa de Residência Pedagógica (PRP), da Universidade Federal do Pará (UFPA) e tem por objetivo relatar a formação inicial dos estudantes do Curso de Pedagogia para o trabalho com a alfabetização na perspectiva discursiva, a partir do programa de residência pedagógica na Escola de Aplicação da UFPA. O referido programa integra o projeto mater intitulado “Saberes Tecidos em Escritas e Leituras: Projeto Interdisciplinar de Residência Pedagógica” de autoria das professoras doutoras Elizabeth Orofino Lucio e Célia Zeri de Oliveira, ambas da presente universidade, que busca aproximar os graduandos à prática e estudos sobre o ensino inicial da leitura e da escrita. Este trabalho constitui-se a partir de uma pesquisa bibliográfica e documental, visto a análise do projeto e pesquisas a cerca da formação inicial de professores alfabetizadores. Como referencial teórico, as pesquisas de Smolka (2012), Lucio (2016), Silva (2022) e Freitas et al. (2020) trazem aspectos importantes sobre a alfabetização na perspectiva discursiva e sobre as políticas de formação inicial de professores alfabetizadores, bem como aspectos relativos ao Programa de Residência Pedagógica. Concluímos enfatizando a importância da necessidade de mais projetos que aproximem os estudantes de graduação a articularem a teoria e a prática dentro do trabalho pedagógico da alfabetização.