Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA A RECUPERAÇÃO DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA PÓS-PANDEMIA NO ENSINO SUPERIOR

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A pandemia de COVID-19, iniciada em março de 2020, teve um grande impacto sobre os sistemas educacionais no mundo, uma vez que as medidas de isolamento social levaram ao fechamento de escolas e suspensão das aulas presenciais. O Brasil foi um dos países em que escolas ficaram fechadas por mais tempo, aprofundando o déficit educacional na rede pública e levando a uma perda de aprendizagem significativa. O trabalho em questão busca atrelar o uso das tecnologias digitais no ensino superior às metodologias ativas, tendo enfoque na disciplina de matemática. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica, onde foram analisados artigos científicos e teses sobre a temática de recuperação da aprendizagem matemática pós-pandemia; publicados no período de 2021 a 2023, utilizadas principalmente as plataformas CAPES e Google Acadêmico. A revisão abordará as principais questões relacionadas ao avanço das tecnologias educacionais e o uso de ferramentas de inteligência artificial que permitem o ensino personalizado em escala, com o diagnóstico de lacunas de aprendizado e aceleração da aprendizagem ao indicar atividades e conteúdos para que o aluno possa interagir autonomamente. Com esta análise será possível perceber se os trabalhos têm-se voltado para as questões de análise de como são adotadas as metodologias de recuperação de aprendizagem matemática nas universidades, tanto públicas como privadas. Desafios podem existir no processo de recuperação de aprendizagem matemática de alunos em escolas regulares, estes incluem a necessidade de adaptação curricular e de estratégias de ensino diferenciadas, profissionais incapacitados profissionalmente, bem como a resistência por parte da comunidade escolar. Em conclusão, a presente revisão visa discorrer sobre o uso de recursos tecnológicos nas escolas; destacando a importância desse processo para promover uma educação de qualidade, pois apesar dos desafios envolvidos, o uso da tecnologia artificial traz benefícios significativos para os acadêmicos e para toda a comunidade escolar.

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