O presente artigo tem por objetivo constatar em quais partes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Plano Nacional de Educação (PNE) a educação especial é citada, o que eles trazem como base e como essa modalidade de ensino deve ser efetivada na escola regular. A metodologia aplicada foi de caráter bibliográfico que consiste na leitura de artigos e da literatura existente sobre essa temática, especificamente a leitura da BNCC e do PNE. Criamos uma breve explanação sobre o que significa Educação Especial, uma modalidade da educação pensada para Pessoas com Deficiência (PcD), a fim de garantir o direito de acesso delas a uma educação básica de qualidade e para que essa parcela da população não seja esquecida, segregada e principalmente para que não fiquem fora do sistema da escola regular. Durante as leituras pudemos constatar que os textos não relatam de forma específica sobre a educação especial, ambos abordam o tema de forma superficial o que deixa várias lacunas, dificultando a interpretação e entendimento das diretrizes do que se deve seguir. No PNE uma das metas fala especificamente da educação especial e algumas estratégias para garantia do seu cumprimento, com isso pudemos percebemos que estes documentos não contemplam a educação especial em sua totalidade.