O ensino de Língua Portuguesa, assim como os demais componentes curriculares, é normatizado a partir de documentos oficiais que orientam a Educação Básica no país, dentre eles, com maior destaque, a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018). A BNCC parametriza que o ensino da Língua Portuguesa seja “organizado” a partir de quatro eixos, dos quais o presente estudo destaca a leitura/escuta. Diante disso, este trabalho objetiva discorrer sobre os ditames postos pela BNCC para o ensino da leitura/escuta no Ensino Médio. Metodologicamente, possui um viés qualitativo, com natureza exploratória e de abordagem bibliográfica e documental. Os dados coletados foram analisados a partir de uma reflexão sobre a transposição dos conteúdos de linguagens para o Ensino Médio, com foco em práticas de leitura e de escuta para fins de fomento a formação de leitores, compartilhamento de conhecimento/informações, reflexões a respeito do próprio ato de ler/escutar e agir socialmente. A BNCC dispõe de algumas orientações de trabalho para o Ensino Médio, envolvendo a leitura e a escuta, as quais são, de certo modo, introdutórias, ainda, considerando a complexidade e a importância dessas atividades no desenvolvimento e na formação do aluno leitor. Desse modo, reconhecendo a relevância de tais práticas para dentro e fora da escola, o professor deve se ancorar em metodologias de ensino que promovam o desenvolvimento da leitura e da escuta para que ambas sejam valorizadas gerando aprendizagens significativas e relevantes para a vida do aluno.