Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DEBATES CONTEMPOR NEOS: O QUE DIZEM OS PESQUISADORES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DO PROFEPT SOBRE O ‘FRACASSO ESCOLAR’ NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO IFCE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98747
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5402
    "inscrito_id" => 4267
    "titulo" => "DEBATES CONTEMPOR NEOS: O QUE DIZEM OS PESQUISADORES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DO PROFEPT SOBRE O ‘FRACASSO ESCOLAR’ NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO IFCE"
    "resumo" => "O presente escrito configurou-se como um debate reflexivo a partir do estudo da obra “Da relação com o saber: Elementos de uma teoria.” de autoria de Bernard Charlot, no contexto da disciplina de Teorias e Práticas do Ensino e Aprendizagem, ofertada no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do IFCE campus Fortaleza. Para sistematizar este breve estudo, recorreu-se aos escritos de Charlot (2000) e Silva (2021), com o intuito de sustentar o diálogo sobre o ‘Fracasso Escolar’ nos Cursos Técnicos Integrados do IFCE. O principal propósito da prática consistiu em explorar e discutir os elementos de uma teoria proposta por Charlot em sua citada produção, concatenando-os com as abordagens das pesquisas desenvolvidas na esfera do ensino e da aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica - EPT. Constituiu-se a metodologia do estudo, numa pesquisa bibliográfica e documental, com uma abordagem qualitativa, com vistas a interpretar de forma contextualizada as concepções de um grupo de mestrandos acerca da categoria “Fracasso Escolar”. Com base na revisão bibliográfica, na discussão em grupo a partir da análise dos dados dos citados cursos no período acadêmico 2022/1 e 2022/2, oriundos da plataforma https://ifceemnumeros.ifce.edu.br/. Consideramos a necessidade do incremento das pesquisas acadêmicas, reconhecendo-se a relevância da expansão de estudos qualitativos para que o problema quanto ao dito ‘Fracasso Escolar” seja pormenorizado, podendo assim, direcionar assertivamente as ações e políticas públicas para este atraso da Educação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID4267_TB5402_20112023151727.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE GURGEL"
    "autor_nome_curto" => "ALINE GURGEL"
    "autor_email" => "agurgelr@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98747
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5402
    "inscrito_id" => 4267
    "titulo" => "DEBATES CONTEMPOR NEOS: O QUE DIZEM OS PESQUISADORES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DO PROFEPT SOBRE O ‘FRACASSO ESCOLAR’ NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO IFCE"
    "resumo" => "O presente escrito configurou-se como um debate reflexivo a partir do estudo da obra “Da relação com o saber: Elementos de uma teoria.” de autoria de Bernard Charlot, no contexto da disciplina de Teorias e Práticas do Ensino e Aprendizagem, ofertada no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do IFCE campus Fortaleza. Para sistematizar este breve estudo, recorreu-se aos escritos de Charlot (2000) e Silva (2021), com o intuito de sustentar o diálogo sobre o ‘Fracasso Escolar’ nos Cursos Técnicos Integrados do IFCE. O principal propósito da prática consistiu em explorar e discutir os elementos de uma teoria proposta por Charlot em sua citada produção, concatenando-os com as abordagens das pesquisas desenvolvidas na esfera do ensino e da aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica - EPT. Constituiu-se a metodologia do estudo, numa pesquisa bibliográfica e documental, com uma abordagem qualitativa, com vistas a interpretar de forma contextualizada as concepções de um grupo de mestrandos acerca da categoria “Fracasso Escolar”. Com base na revisão bibliográfica, na discussão em grupo a partir da análise dos dados dos citados cursos no período acadêmico 2022/1 e 2022/2, oriundos da plataforma https://ifceemnumeros.ifce.edu.br/. Consideramos a necessidade do incremento das pesquisas acadêmicas, reconhecendo-se a relevância da expansão de estudos qualitativos para que o problema quanto ao dito ‘Fracasso Escolar” seja pormenorizado, podendo assim, direcionar assertivamente as ações e políticas públicas para este atraso da Educação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID4267_TB5402_20112023151727.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE GURGEL"
    "autor_nome_curto" => "ALINE GURGEL"
    "autor_email" => "agurgelr@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente escrito configurou-se como um debate reflexivo a partir do estudo da obra “Da relação com o saber: Elementos de uma teoria.” de autoria de Bernard Charlot, no contexto da disciplina de Teorias e Práticas do Ensino e Aprendizagem, ofertada no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do IFCE campus Fortaleza. Para sistematizar este breve estudo, recorreu-se aos escritos de Charlot (2000) e Silva (2021), com o intuito de sustentar o diálogo sobre o ‘Fracasso Escolar’ nos Cursos Técnicos Integrados do IFCE. O principal propósito da prática consistiu em explorar e discutir os elementos de uma teoria proposta por Charlot em sua citada produção, concatenando-os com as abordagens das pesquisas desenvolvidas na esfera do ensino e da aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica - EPT. Constituiu-se a metodologia do estudo, numa pesquisa bibliográfica e documental, com uma abordagem qualitativa, com vistas a interpretar de forma contextualizada as concepções de um grupo de mestrandos acerca da categoria “Fracasso Escolar”. Com base na revisão bibliográfica, na discussão em grupo a partir da análise dos dados dos citados cursos no período acadêmico 2022/1 e 2022/2, oriundos da plataforma https://ifceemnumeros.ifce.edu.br/. Consideramos a necessidade do incremento das pesquisas acadêmicas, reconhecendo-se a relevância da expansão de estudos qualitativos para que o problema quanto ao dito ‘Fracasso Escolar” seja pormenorizado, podendo assim, direcionar assertivamente as ações e políticas públicas para este atraso da Educação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.