Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS IMPACTOS PÓS PANDEMIA NO ENEM E A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100132
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7230
    "inscrito_id" => 21134
    "titulo" => "OS IMPACTOS PÓS PANDEMIA NO ENEM E A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "O presente trabalho aborda os impactos que a pandemia do COVID-19 trouxe na preparação para o ENEM e ensino em Química. A pandemia trouxe mudanças significativas no cenário educacional, afetando diretamente a rotina dos estudantes e suas estratégias de estudo. Os principais impactos observados foram o aumento dos níveis de ansiedade e estresse entre os jovens, decorrentes do isolamento social, incertezas quanto ao futuro, assim como adaptação a novas modalidades de ensino, como o ensino remoto. Isto prejudicou de maneira significativa a concentração, o foco e a organização dos estudos, gerando uma queda no desempenho acadêmico. Dessa forma, é fundamental que os estudantes de licenciatura em Química estejam atentos aos aspectos emocionais dos estudantes e ofereçam suporte adequado. Esta pesquisa é de natureza básica e abordagem qualitativa, e analisou-se, durante a vivência do PIBID, por meio de um questionário os estudantes do ensino médio que estão em uma fase pré-vestibular. Além de abordar o papel da motivação na preparação dos estudos, como o incentivo de estabelecer metas realistas, reconhecer o progresso alcançado dos estudantes e a valorização dos esforços individuais. A motivação se mostrou como fundamental na superação dos desafios enfrentados na preparação para o vestibular, contribuindo para um melhor desempenho acadêmico e bem-estar geral dos estudantes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID21134_TB7230_20112023194136.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAELA CAROLYNE MATIAS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RAFAELA"
    "autor_email" => "rafaelacarolyne11@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100132
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7230
    "inscrito_id" => 21134
    "titulo" => "OS IMPACTOS PÓS PANDEMIA NO ENEM E A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "O presente trabalho aborda os impactos que a pandemia do COVID-19 trouxe na preparação para o ENEM e ensino em Química. A pandemia trouxe mudanças significativas no cenário educacional, afetando diretamente a rotina dos estudantes e suas estratégias de estudo. Os principais impactos observados foram o aumento dos níveis de ansiedade e estresse entre os jovens, decorrentes do isolamento social, incertezas quanto ao futuro, assim como adaptação a novas modalidades de ensino, como o ensino remoto. Isto prejudicou de maneira significativa a concentração, o foco e a organização dos estudos, gerando uma queda no desempenho acadêmico. Dessa forma, é fundamental que os estudantes de licenciatura em Química estejam atentos aos aspectos emocionais dos estudantes e ofereçam suporte adequado. Esta pesquisa é de natureza básica e abordagem qualitativa, e analisou-se, durante a vivência do PIBID, por meio de um questionário os estudantes do ensino médio que estão em uma fase pré-vestibular. Além de abordar o papel da motivação na preparação dos estudos, como o incentivo de estabelecer metas realistas, reconhecer o progresso alcançado dos estudantes e a valorização dos esforços individuais. A motivação se mostrou como fundamental na superação dos desafios enfrentados na preparação para o vestibular, contribuindo para um melhor desempenho acadêmico e bem-estar geral dos estudantes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID21134_TB7230_20112023194136.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAELA CAROLYNE MATIAS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RAFAELA"
    "autor_email" => "rafaelacarolyne11@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente trabalho aborda os impactos que a pandemia do COVID-19 trouxe na preparação para o ENEM e ensino em Química. A pandemia trouxe mudanças significativas no cenário educacional, afetando diretamente a rotina dos estudantes e suas estratégias de estudo. Os principais impactos observados foram o aumento dos níveis de ansiedade e estresse entre os jovens, decorrentes do isolamento social, incertezas quanto ao futuro, assim como adaptação a novas modalidades de ensino, como o ensino remoto. Isto prejudicou de maneira significativa a concentração, o foco e a organização dos estudos, gerando uma queda no desempenho acadêmico. Dessa forma, é fundamental que os estudantes de licenciatura em Química estejam atentos aos aspectos emocionais dos estudantes e ofereçam suporte adequado. Esta pesquisa é de natureza básica e abordagem qualitativa, e analisou-se, durante a vivência do PIBID, por meio de um questionário os estudantes do ensino médio que estão em uma fase pré-vestibular. Além de abordar o papel da motivação na preparação dos estudos, como o incentivo de estabelecer metas realistas, reconhecer o progresso alcançado dos estudantes e a valorização dos esforços individuais. A motivação se mostrou como fundamental na superação dos desafios enfrentados na preparação para o vestibular, contribuindo para um melhor desempenho acadêmico e bem-estar geral dos estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.