O presente trabalho aborda os impactos que a pandemia do COVID-19 trouxe na preparação para o ENEM e ensino em Química. A pandemia trouxe mudanças significativas no cenário educacional, afetando diretamente a rotina dos estudantes e suas estratégias de estudo. Os principais impactos observados foram o aumento dos níveis de ansiedade e estresse entre os jovens, decorrentes do isolamento social, incertezas quanto ao futuro, assim como adaptação a novas modalidades de ensino, como o ensino remoto. Isto prejudicou de maneira significativa a concentração, o foco e a organização dos estudos, gerando uma queda no desempenho acadêmico. Dessa forma, é fundamental que os estudantes de licenciatura em Química estejam atentos aos aspectos emocionais dos estudantes e ofereçam suporte adequado. Esta pesquisa é de natureza básica e abordagem qualitativa, e analisou-se, durante a vivência do PIBID, por meio de um questionário os estudantes do ensino médio que estão em uma fase pré-vestibular. Além de abordar o papel da motivação na preparação dos estudos, como o incentivo de estabelecer metas realistas, reconhecer o progresso alcançado dos estudantes e a valorização dos esforços individuais. A motivação se mostrou como fundamental na superação dos desafios enfrentados na preparação para o vestibular, contribuindo para um melhor desempenho acadêmico e bem-estar geral dos estudantes.