POLÍTICA PÚBLICA DE ALFABETIZAÇÃO: ENTRE AVANÇOS E DESCONTINUIDADES.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101377 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 9157 "inscrito_id" => 5583 "titulo" => "POLÍTICA PÚBLICA DE ALFABETIZAÇÃO: ENTRE AVANÇOS E DESCONTINUIDADES." "resumo" => "RESUMO O presente texto tem a finalidade de discutir políticas públicas educacionais com foco na alfabetização de crianças. Resgata, em linhas gerais, a implantação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa-PNAIC, programa instituído pelo governo federal no ano de 2011 cujo objetivo fundante pautou-se na alfabetização de crianças matriculados nas redes públicas de ensino que faziam parte do ciclo inicial de alfabetização, denominada alfabetização na idade certa. Apresenta um contraponto com a Política Nacional de Alfabetização-PNA, instituída pelo MEC no ano de 2019. Aborda os principais avanços e retrocessos causados a partir de sua implantação. Aponta até que ponto as mudanças governamentais impactaram de forma negativa no processo de alfabetização; ao promover ações descontínuas da política de alfabetização, as quais culminaram em estagnação no que se refere ao processo de alfabetização de crianças do ciclo inicial de alfabetização. A abordagem metodológica qualitativa respaldou-se na análise de documentos oficiais: portarias, resoluções e decretos. Os resultados apontaram severa descontinuidade das políticas públicas de alfabetização causadas pelo governo central, trazendo prejuízos ao processo de alfabetização e revelaram que, as políticas públicas educacionais não são prioridades quando há mudança de gestão governamental, demonstrando o abandono das políticas sem o devido processo de avaliação da política educacional - da implantação à execução." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID5583_TB9157_21082023235637.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JEANE BONFIM RAMOS" "autor_nome_curto" => "Jeane Bomfim" "autor_email" => "jeanebsilva2014@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101377 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 9157 "inscrito_id" => 5583 "titulo" => "POLÍTICA PÚBLICA DE ALFABETIZAÇÃO: ENTRE AVANÇOS E DESCONTINUIDADES." "resumo" => "RESUMO O presente texto tem a finalidade de discutir políticas públicas educacionais com foco na alfabetização de crianças. Resgata, em linhas gerais, a implantação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa-PNAIC, programa instituído pelo governo federal no ano de 2011 cujo objetivo fundante pautou-se na alfabetização de crianças matriculados nas redes públicas de ensino que faziam parte do ciclo inicial de alfabetização, denominada alfabetização na idade certa. Apresenta um contraponto com a Política Nacional de Alfabetização-PNA, instituída pelo MEC no ano de 2019. Aborda os principais avanços e retrocessos causados a partir de sua implantação. Aponta até que ponto as mudanças governamentais impactaram de forma negativa no processo de alfabetização; ao promover ações descontínuas da política de alfabetização, as quais culminaram em estagnação no que se refere ao processo de alfabetização de crianças do ciclo inicial de alfabetização. A abordagem metodológica qualitativa respaldou-se na análise de documentos oficiais: portarias, resoluções e decretos. Os resultados apontaram severa descontinuidade das políticas públicas de alfabetização causadas pelo governo central, trazendo prejuízos ao processo de alfabetização e revelaram que, as políticas públicas educacionais não são prioridades quando há mudança de gestão governamental, demonstrando o abandono das políticas sem o devido processo de avaliação da política educacional - da implantação à execução." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID5583_TB9157_21082023235637.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JEANE BONFIM RAMOS" "autor_nome_curto" => "Jeane Bomfim" "autor_email" => "jeanebsilva2014@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }