Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO: PERSPECTIVAS DOS PROFESSORES DE FÍSICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97682
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4034
    "inscrito_id" => 18160
    "titulo" => "A HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO: PERSPECTIVAS DOS PROFESSORES DE FÍSICA"
    "resumo" => "A História da Ciência tem sido amplamente discutida no contexto das pesquisas educacionais, tanto como estratégia pedagógica para o Ensino de Ciências, quanto para inserção no currículo dos cursos de licenciatura e na formação continuada de professores. Diante disso, apresentamos, neste artigo, os resultados de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva sobre a História da Ciência atrelada à Física Moderna e Contemporânea no currículo do curso de Física no Ensino Médio. O instrumento utilizado para a produção dos dados foi um questionário respondido por 45 professores que estão cursando ou já concluíram o Mestrado Profissional em Ensino de Física ofertado no Polo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Vitória da Conquista, e que atuam em escolas públicas e particulares no sudoeste da Bahia e norte de Minas Gerais. As respostas obtidas foram organizadas com base na Análise de Conteúdo e, posteriormente, os dados foram analisados a partir da teoria crítica do currículo e nos estudos sobre História da Ciência. Os resultados obtidos demonstram que os professores reconhecem a relevância e a necessidade de internalizar a abordagem histórica à Física Moderna e Contemporânea, mas ao mesmo tempo sinalizam as dificuldades em realizar tal empreitada devido às mudanças instauradas pelo Novo Ensino Médio. Findada a pesquisa, constatamos a pluralidade de perspectivas apresentadas nos discursos dos entrevistados, no que se refere às contribuições da História da Ciência para as investigações educacionais, bem como para o Ensino de Ciências e seus elementos adjacentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID18160_TB4034_04102023201633.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAMON ALVES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "RAMON"
    "autor_email" => "ramonalvesfernandes@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97682
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4034
    "inscrito_id" => 18160
    "titulo" => "A HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO: PERSPECTIVAS DOS PROFESSORES DE FÍSICA"
    "resumo" => "A História da Ciência tem sido amplamente discutida no contexto das pesquisas educacionais, tanto como estratégia pedagógica para o Ensino de Ciências, quanto para inserção no currículo dos cursos de licenciatura e na formação continuada de professores. Diante disso, apresentamos, neste artigo, os resultados de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva sobre a História da Ciência atrelada à Física Moderna e Contemporânea no currículo do curso de Física no Ensino Médio. O instrumento utilizado para a produção dos dados foi um questionário respondido por 45 professores que estão cursando ou já concluíram o Mestrado Profissional em Ensino de Física ofertado no Polo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Vitória da Conquista, e que atuam em escolas públicas e particulares no sudoeste da Bahia e norte de Minas Gerais. As respostas obtidas foram organizadas com base na Análise de Conteúdo e, posteriormente, os dados foram analisados a partir da teoria crítica do currículo e nos estudos sobre História da Ciência. Os resultados obtidos demonstram que os professores reconhecem a relevância e a necessidade de internalizar a abordagem histórica à Física Moderna e Contemporânea, mas ao mesmo tempo sinalizam as dificuldades em realizar tal empreitada devido às mudanças instauradas pelo Novo Ensino Médio. Findada a pesquisa, constatamos a pluralidade de perspectivas apresentadas nos discursos dos entrevistados, no que se refere às contribuições da História da Ciência para as investigações educacionais, bem como para o Ensino de Ciências e seus elementos adjacentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID18160_TB4034_04102023201633.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAMON ALVES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "RAMON"
    "autor_email" => "ramonalvesfernandes@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A História da Ciência tem sido amplamente discutida no contexto das pesquisas educacionais, tanto como estratégia pedagógica para o Ensino de Ciências, quanto para inserção no currículo dos cursos de licenciatura e na formação continuada de professores. Diante disso, apresentamos, neste artigo, os resultados de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva sobre a História da Ciência atrelada à Física Moderna e Contemporânea no currículo do curso de Física no Ensino Médio. O instrumento utilizado para a produção dos dados foi um questionário respondido por 45 professores que estão cursando ou já concluíram o Mestrado Profissional em Ensino de Física ofertado no Polo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Vitória da Conquista, e que atuam em escolas públicas e particulares no sudoeste da Bahia e norte de Minas Gerais. As respostas obtidas foram organizadas com base na Análise de Conteúdo e, posteriormente, os dados foram analisados a partir da teoria crítica do currículo e nos estudos sobre História da Ciência. Os resultados obtidos demonstram que os professores reconhecem a relevância e a necessidade de internalizar a abordagem histórica à Física Moderna e Contemporânea, mas ao mesmo tempo sinalizam as dificuldades em realizar tal empreitada devido às mudanças instauradas pelo Novo Ensino Médio. Findada a pesquisa, constatamos a pluralidade de perspectivas apresentadas nos discursos dos entrevistados, no que se refere às contribuições da História da Ciência para as investigações educacionais, bem como para o Ensino de Ciências e seus elementos adjacentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.