A História da Ciência tem sido amplamente discutida no contexto das pesquisas educacionais, tanto como estratégia pedagógica para o Ensino de Ciências, quanto para inserção no currículo dos cursos de licenciatura e na formação continuada de professores. Diante disso, apresentamos, neste artigo, os resultados de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva sobre a História da Ciência atrelada à Física Moderna e Contemporânea no currículo do curso de Física no Ensino Médio. O instrumento utilizado para a produção dos dados foi um questionário respondido por 45 professores que estão cursando ou já concluíram o Mestrado Profissional em Ensino de Física ofertado no Polo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Vitória da Conquista, e que atuam em escolas públicas e particulares no sudoeste da Bahia e norte de Minas Gerais. As respostas obtidas foram organizadas com base na Análise de Conteúdo e, posteriormente, os dados foram analisados a partir da teoria crítica do currículo e nos estudos sobre História da Ciência. Os resultados obtidos demonstram que os professores reconhecem a relevância e a necessidade de internalizar a abordagem histórica à Física Moderna e Contemporânea, mas ao mesmo tempo sinalizam as dificuldades em realizar tal empreitada devido às mudanças instauradas pelo Novo Ensino Médio. Findada a pesquisa, constatamos a pluralidade de perspectivas apresentadas nos discursos dos entrevistados, no que se refere às contribuições da História da Ciência para as investigações educacionais, bem como para o Ensino de Ciências e seus elementos adjacentes.