O ensino tradicional tem recebido críticas por não valorizar a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem, assim como por não considerar as diversas formas de aprendizado dos estudantes. Além disso, esse modelo muitas vezes não contextualiza os conteúdos, o que torna o ensino e a aprendizagem da Física abstratos e pouco atraentes para os alunos. Diante desse cenário, é crucial que as escolas adotem novas metodologias e estratégias de ensino que permitam aos alunos se envolver ativamente na construção do conhecimento, tornando a Física mais acessível e interessante. Nesse contexto, o presente trabalho propõe o desenvolvimento de uma sequência didática no ensino de Física, com foco no engajamento dos alunos do ensino médio, por meio da utilização de simulações computacionais e experimentos de baixo custo como recursos didáticos no ensino de física moderna. A sequência didática proposta tem como objetivo promover uma maior interação entre os estudantes, estimulando sua participação ativa, incentivando o diálogo didático e a construção de conhecimentos científicos. Reconhecendo as dificuldades enfrentadas em sala de aula, busca-se utilizar simulações e experimentos para apresentar o conteúdo de forma mais clara e ilustrar os conceitos relacionados à disciplina de maneira didática. Essas estratégias visam promover o ensino-aprendizagem dinâmico e diferenciado, buscando colocar o aluno como o protagonista de seu próprio aprendizado, ao mesmo tempo em que se retira do professor a responsabilidade exclusiva de deter todo o conhecimento.