Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

USO DO POWERPOINT PARA ATIVIDADES ESCOLARES DE EDUCANDOS DA EJA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97796
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4201
    "inscrito_id" => 366
    "titulo" => "USO DO POWERPOINT PARA ATIVIDADES ESCOLARES DE EDUCANDOS DA EJA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "O Programa Residência Pedagógica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(CAPES) tem como um dos objetivos fortalecer e aprofundar a formação teórico-prática de estudantes de cursos de licenciatura. Neste sentido a presente pesquisa trata-se de um relato de experiência sobre as atividades desenvolvidas por bolsistas do Programa Residência Pedagógica do curso de Licenciatura em Computação do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) Campus Afogados da Ingazeira-PE, com foco em um minicurso para uso da ferramenta PowerPoint, ofertado ao público da Educação de Jovens e Adultos (EJA) numa escola pública municipal. Cabe destacar que a escolha em trabalhar com o tema, surge ao considerar que, o uso de recursos tecnológicos no dia a dia escolar pode auxiliar para um maior aprendizado instigando-os a participarem como sujeitos ativos do processo, aumentando a sua capacidade de reflexão e uso dos recursos digitais tão presentes na sociedade atual, possibilitando preencher de alguma forma as lacunas existentes deixadas pelo ensino tradicional. Inicialmente foi feito um levantamento sobre o perfil dos educandos, onde se observou que esses apresentam características que os diferenciam dos alunos do ensino regular, como idade, motivação, expectativas. O objetivo da pesquisa é apresentar como a utilização do PowerPoint pode contribui para o desenvolvimento de atividades escolares dos educandos da EJA. Como referencial teórico foi utilizado Demo (2001), Leite (2013), Mosquera (2003), Moran (2012), Freire (2006) entre outros. Os resultados mostraram que o uso do computador em atividades escolares pelos educandos não existia antes da oferta do minicurso, existiu uma dificuldade considerável na utilização do PowerPoint pela falta de contato com o computador, entretanto a maioria conseguiu êxito na produção de slides solicitados. Essa pesquisa trouxe reflexões sobre o uso da tecnologia na sala de aula e como o uso de recursos podem contribuir para o processo de aprendizagem e desenvolvimento pessoal e profissional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID366_TB4201_14062023141056.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTIANO VIEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CRISTIANO"
    "autor_email" => "cristianovieiradasilva38@"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97796
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4201
    "inscrito_id" => 366
    "titulo" => "USO DO POWERPOINT PARA ATIVIDADES ESCOLARES DE EDUCANDOS DA EJA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "O Programa Residência Pedagógica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(CAPES) tem como um dos objetivos fortalecer e aprofundar a formação teórico-prática de estudantes de cursos de licenciatura. Neste sentido a presente pesquisa trata-se de um relato de experiência sobre as atividades desenvolvidas por bolsistas do Programa Residência Pedagógica do curso de Licenciatura em Computação do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) Campus Afogados da Ingazeira-PE, com foco em um minicurso para uso da ferramenta PowerPoint, ofertado ao público da Educação de Jovens e Adultos (EJA) numa escola pública municipal. Cabe destacar que a escolha em trabalhar com o tema, surge ao considerar que, o uso de recursos tecnológicos no dia a dia escolar pode auxiliar para um maior aprendizado instigando-os a participarem como sujeitos ativos do processo, aumentando a sua capacidade de reflexão e uso dos recursos digitais tão presentes na sociedade atual, possibilitando preencher de alguma forma as lacunas existentes deixadas pelo ensino tradicional. Inicialmente foi feito um levantamento sobre o perfil dos educandos, onde se observou que esses apresentam características que os diferenciam dos alunos do ensino regular, como idade, motivação, expectativas. O objetivo da pesquisa é apresentar como a utilização do PowerPoint pode contribui para o desenvolvimento de atividades escolares dos educandos da EJA. Como referencial teórico foi utilizado Demo (2001), Leite (2013), Mosquera (2003), Moran (2012), Freire (2006) entre outros. Os resultados mostraram que o uso do computador em atividades escolares pelos educandos não existia antes da oferta do minicurso, existiu uma dificuldade considerável na utilização do PowerPoint pela falta de contato com o computador, entretanto a maioria conseguiu êxito na produção de slides solicitados. Essa pesquisa trouxe reflexões sobre o uso da tecnologia na sala de aula e como o uso de recursos podem contribuir para o processo de aprendizagem e desenvolvimento pessoal e profissional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID366_TB4201_14062023141056.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTIANO VIEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CRISTIANO"
    "autor_email" => "cristianovieiradasilva38@"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O Programa Residência Pedagógica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(CAPES) tem como um dos objetivos fortalecer e aprofundar a formação teórico-prática de estudantes de cursos de licenciatura. Neste sentido a presente pesquisa trata-se de um relato de experiência sobre as atividades desenvolvidas por bolsistas do Programa Residência Pedagógica do curso de Licenciatura em Computação do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) Campus Afogados da Ingazeira-PE, com foco em um minicurso para uso da ferramenta PowerPoint, ofertado ao público da Educação de Jovens e Adultos (EJA) numa escola pública municipal. Cabe destacar que a escolha em trabalhar com o tema, surge ao considerar que, o uso de recursos tecnológicos no dia a dia escolar pode auxiliar para um maior aprendizado instigando-os a participarem como sujeitos ativos do processo, aumentando a sua capacidade de reflexão e uso dos recursos digitais tão presentes na sociedade atual, possibilitando preencher de alguma forma as lacunas existentes deixadas pelo ensino tradicional. Inicialmente foi feito um levantamento sobre o perfil dos educandos, onde se observou que esses apresentam características que os diferenciam dos alunos do ensino regular, como idade, motivação, expectativas. O objetivo da pesquisa é apresentar como a utilização do PowerPoint pode contribui para o desenvolvimento de atividades escolares dos educandos da EJA. Como referencial teórico foi utilizado Demo (2001), Leite (2013), Mosquera (2003), Moran (2012), Freire (2006) entre outros. Os resultados mostraram que o uso do computador em atividades escolares pelos educandos não existia antes da oferta do minicurso, existiu uma dificuldade considerável na utilização do PowerPoint pela falta de contato com o computador, entretanto a maioria conseguiu êxito na produção de slides solicitados. Essa pesquisa trouxe reflexões sobre o uso da tecnologia na sala de aula e como o uso de recursos podem contribuir para o processo de aprendizagem e desenvolvimento pessoal e profissional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.