Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA NO “CHÃO DA ESCOLA”

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A escrita auxilia a capacidade de raciocínio e direciona a articulação de um discurso coerente. Esse domínio é essencial aos discentes nos espaços acadêmicos e profissionais. Para muitos, escrever um texto dissertativo-argumentativo não é uma tarefa fácil. Argumentar através da escrita é um ato exigido em várias situações, dentro e fora da escola e por isso saber argumentar através da escrita é fundamental. Nesse contexto, a formação de professores de Língua Portuguesa torna-se um espaço para o diagnóstico, a reflexão e o planejamento de intervenções eficazes. Este artigo tem como objetivo analisar os impactos da formação continuada de professores de Língua Portuguesa nos resultados de Redação do ENEM 2019 da EEMTI de Campos Sales. Para tanto, buscamos aporte teórico em Schneuwly e Dolz (2004), Fiorin (2022), Imbernón (2011), Adam (2009), Alarcão (2011) e Pilati (2017). A partir da pesquisa-ação de caráter interventivo, com abordagem quali-quantitativa, participaram deste estudo, cinco professores de Redação. Inicialmente, o formador ministrou formações direcionadas ao desenvolvimento da escrita do texto dissertativo-argumentativo em que os professores apropriaram-se de metodologias de ensino. No segundo momento, estes realizaram intervenções nas aulas. Por fim, houve um encontro entre os professores e o formador, onde foram discutidos aspectos que envolveram a efetivação das aulas a partir das metodologias propostas. Evidenciou-se que a execução da formação continuada ampliou os recursos didáticopedagógicos dos professores, impactando positivamente no desenvolvimento de habilidades de escrita dos alunos, pois antes das formações, a média de proficiência em Redação foi 438.96. Após as formações, a proficiência média foi de 543.82. Ao compararmos os resultados, percebemos o crescimento de 104.86 pontos. Concluímos que a formação continuada de professores configura-se como elemento catalisador para a ampliação dos recursos didáticopedagógicos dos professores, implicando na melhoria do planejamento e execução de intervenções pedagógicas.

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