Neste texto tem-se como objetivo apresentar reflexões acerca de vivências e aprendizagens oportunizadas, na perspectiva do diálogo intercultural crítico, no contexto de um projeto de pesquisa desenvolvido para se investigar o estabelecimento de diálogo entre a cultura indígena Guajajara e a cultura científica por meio do estudo de processos de transformação da matéria, proporcionando conhecimentos culturais aos estudantes do ensino médio. Esse estudo culmina com a elaboração de um material didático. O projeto é desenvolvido com envolvimento de professores e estudantes do nível médio de escola indígena e escola não indígena. As ideias que motivaram o planejamento da investigação foram as discussões acerca da função social da escola, da necessidade da abordagem da cultura e história indígena no contexto escolar, da promoção de uma educação decolonial, da necessidade de promoção de um diálogo intercultural crítico e o contexto atual com relação às questões indígenas. Acredita-se no resgate de identidades culturais e em um panorama de educação que promova a formação de cidadãos com valores íntegros, que sobretudo, intencionam um mundo ambientalmente digno e justo. No universo da cultura indígena guajajara optou-se pelo estudo das transformações que o jenipapo passa para ser utilizado nas pinturas corporais, intermediado pelos saberes e práticas indígenas. Apoiadas no entendimento de que o diálogo intercultural crítico possibilita que no espaço escolar sejam promovidas ações educativas por meio das quais incentive o reconhecimento e o respeito às diversidades culturais. No decorrer do projeto foram criados momentos de vivências e de diálogos entre os membros da equipe, além de estudos teóricos, os quais favoreceram a construção de conhecimentos para a elaboração de um material didático. Considera-se que as ações auxiliaram no reconhecimento e na compreensão das limitações dos conhecimentos e os saberes de cada cultura, na compreensão de que cada grupo étnico deve ser reconhecido em suas especificidades.