Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROFESSORES DO AMANHÃ: FORMAÇÃO E INOVAÇÃO NO LABORATÓRIO EDUCACIONAL DE INFORMÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
0 of 0
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101216 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8936 "inscrito_id" => 24288 "titulo" => "PROFESSORES DO AMANHÃ: FORMAÇÃO E INOVAÇÃO NO LABORATÓRIO EDUCACIONAL DE INFORMÁTICA" "resumo" => "O presente trabalho explora a transformação da prática docente por meio da capacitação de professores de Laboratórios Educacionais de Informática (LEIs) na inovação educacional. O estudo se baseou em um referencial teórico-metodológico que combina conceitos da pedagogia contemporânea, competências digitais e modelos de formação de professores. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência que investigou as vivências de professores lotados em LEIs através da participação nas formações realizadas pelos Agentes de Gestão e da Inovação Educacional (AGIs). A formação foi dividida em 4 momentos de estudos teóricos e oficinas práticas que buscaram desenvolver habilidades tecnológicas, pedagógicas e criativas, capacitando os professores para integrar de forma eficaz a tecnologia em suas práticas educativas. Os resultados revelaram que as formações proporcionaram aos professores um ambiente colaborativo e de experimentação, no qual puderam explorar novas abordagens pedagógicas, estratégias de ensino inovadoras e o uso de ferramentas tecnológicas. Além disso, constatou-se que as formações promoveram a criação de redes de compartilhamento de conhecimento entre os professores, incentivando a troca de ideias e práticas bem-sucedidas. A abordagem multidisciplinar e centrada no aluno também emergiu como um aspecto-chave da formação, permitindo que os professores adaptassem as tecnologias às necessidades específicas de suas disciplinas e estudantes. Em síntese, o estudo evidencia que as formações desempenham um papel fundamental na preparação dos “professores do amanhã”, capacitando-os a abraçar a inovação e a tecnologia como recursos pedagógicos poderosos. Essa abordagem não apenas enriquece a experiência de aprendizado dos alunos, mas também reimagina o papel do educador como um facilitador criativo e adaptável no cenário educacional em constante evolução.O presente trabalho explora a transformação da prática docente por meio da capacitação de professores de Laboratórios Educacionais de Informática (LEIs) na inov" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID24288_TB8936_04102023224101.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PALOMA CARVALHO RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "PALOMA" "autor_email" => "palomexlady@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101216 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8936 "inscrito_id" => 24288 "titulo" => "PROFESSORES DO AMANHÃ: FORMAÇÃO E INOVAÇÃO NO LABORATÓRIO EDUCACIONAL DE INFORMÁTICA" "resumo" => "O presente trabalho explora a transformação da prática docente por meio da capacitação de professores de Laboratórios Educacionais de Informática (LEIs) na inovação educacional. O estudo se baseou em um referencial teórico-metodológico que combina conceitos da pedagogia contemporânea, competências digitais e modelos de formação de professores. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência que investigou as vivências de professores lotados em LEIs através da participação nas formações realizadas pelos Agentes de Gestão e da Inovação Educacional (AGIs). A formação foi dividida em 4 momentos de estudos teóricos e oficinas práticas que buscaram desenvolver habilidades tecnológicas, pedagógicas e criativas, capacitando os professores para integrar de forma eficaz a tecnologia em suas práticas educativas. Os resultados revelaram que as formações proporcionaram aos professores um ambiente colaborativo e de experimentação, no qual puderam explorar novas abordagens pedagógicas, estratégias de ensino inovadoras e o uso de ferramentas tecnológicas. Além disso, constatou-se que as formações promoveram a criação de redes de compartilhamento de conhecimento entre os professores, incentivando a troca de ideias e práticas bem-sucedidas. A abordagem multidisciplinar e centrada no aluno também emergiu como um aspecto-chave da formação, permitindo que os professores adaptassem as tecnologias às necessidades específicas de suas disciplinas e estudantes. Em síntese, o estudo evidencia que as formações desempenham um papel fundamental na preparação dos “professores do amanhã”, capacitando-os a abraçar a inovação e a tecnologia como recursos pedagógicos poderosos. Essa abordagem não apenas enriquece a experiência de aprendizado dos alunos, mas também reimagina o papel do educador como um facilitador criativo e adaptável no cenário educacional em constante evolução.O presente trabalho explora a transformação da prática docente por meio da capacitação de professores de Laboratórios Educacionais de Informática (LEIs) na inov" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID24288_TB8936_04102023224101.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PALOMA CARVALHO RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "PALOMA" "autor_email" => "palomexlady@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente trabalho explora a transformação da prática docente por meio da capacitação de professores de Laboratórios Educacionais de Informática (LEIs) na inovação educacional. O estudo se baseou em um referencial teórico-metodológico que combina conceitos da pedagogia contemporânea, competências digitais e modelos de formação de professores. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência que investigou as vivências de professores lotados em LEIs através da participação nas formações realizadas pelos Agentes de Gestão e da Inovação Educacional (AGIs). A formação foi dividida em 4 momentos de estudos teóricos e oficinas práticas que buscaram desenvolver habilidades tecnológicas, pedagógicas e criativas, capacitando os professores para integrar de forma eficaz a tecnologia em suas práticas educativas. Os resultados revelaram que as formações proporcionaram aos professores um ambiente colaborativo e de experimentação, no qual puderam explorar novas abordagens pedagógicas, estratégias de ensino inovadoras e o uso de ferramentas tecnológicas. Além disso, constatou-se que as formações promoveram a criação de redes de compartilhamento de conhecimento entre os professores, incentivando a troca de ideias e práticas bem-sucedidas. A abordagem multidisciplinar e centrada no aluno também emergiu como um aspecto-chave da formação, permitindo que os professores adaptassem as tecnologias às necessidades específicas de suas disciplinas e estudantes. Em síntese, o estudo evidencia que as formações desempenham um papel fundamental na preparação dos “professores do amanhã”, capacitando-os a abraçar a inovação e a tecnologia como recursos pedagógicos poderosos. Essa abordagem não apenas enriquece a experiência de aprendizado dos alunos, mas também reimagina o papel do educador como um facilitador criativo e adaptável no cenário educacional em constante evolução.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.