O presente trabalho explora a transformação da prática docente por meio da capacitação de professores de Laboratórios Educacionais de Informática (LEIs) na inovação educacional. O estudo se baseou em um referencial teórico-metodológico que combina conceitos da pedagogia contemporânea, competências digitais e modelos de formação de professores. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência que investigou as vivências de professores lotados em LEIs através da participação nas formações realizadas pelos Agentes de Gestão e da Inovação Educacional (AGIs). A formação foi dividida em 4 momentos de estudos teóricos e oficinas práticas que buscaram desenvolver habilidades tecnológicas, pedagógicas e criativas, capacitando os professores para integrar de forma eficaz a tecnologia em suas práticas educativas. Os resultados revelaram que as formações proporcionaram aos professores um ambiente colaborativo e de experimentação, no qual puderam explorar novas abordagens pedagógicas, estratégias de ensino inovadoras e o uso de ferramentas tecnológicas. Além disso, constatou-se que as formações promoveram a criação de redes de compartilhamento de conhecimento entre os professores, incentivando a troca de ideias e práticas bem-sucedidas. A abordagem multidisciplinar e centrada no aluno também emergiu como um aspecto-chave da formação, permitindo que os professores adaptassem as tecnologias às necessidades específicas de suas disciplinas e estudantes. Em síntese, o estudo evidencia que as formações desempenham um papel fundamental na preparação dos “professores do amanhã”, capacitando-os a abraçar a inovação e a tecnologia como recursos pedagógicos poderosos. Essa abordagem não apenas enriquece a experiência de aprendizado dos alunos, mas também reimagina o papel do educador como um facilitador criativo e adaptável no cenário educacional em constante evolução.