O presente artigo é fruto de uma pesquisa cujo objetivo central foi compreender como a rotina estava sendo organizada nas Unidades de Educação Infantil da Rede Municipal de João Pessoa-PB, a partir das orientações da Secretaria de Educação e Cultura (SEDEC) por meio do Departamento de Educação Infantil. Do ponto de vista metodológico trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, de cunho exploratório. Para obtenção dos dados realizamos uma pesquisa bibliográfica sobre a temática com o intuito de elucidar e contribuir teoricamente para os estudos nessa área, respaldado em: Barbosa (2006), Formosinho (2019) e Zabalza (1998). Utilizamos a observação participante, enquanto principal instrumento de coleta de informações e a análise de documentos pedagógicos. Embasadas em Barbosa (2006) compreendemos a rotina, enquanto categoria pedagógica que regulariza o tempo e os espaços. As rotinas devem ser ações de cuidado, educação e socialização, considerando o saber fazer, como fazer, porque fazer e a que horas fazer, ou seja, dominar a rotina instituída. Os resultados preliminares desta investigação apontaram as seguintes situações: discrepância entre as rotinas das diferentes Unidades de Educação Infantil; rotina administrativa sobrepondo-se à rotina pedagógica/Tempo de espera das crianças; divergência de horários nas rotinas entre unidades do mesmo território; a existência de uma rotina documental e outra real. Diante desta constatação instauramos um processo formativo de estudos, análises e reflexões na defesa do princípio da participação, que traz os/as docentes e a equipe pedagógica para o protagonismo das discussões e construção coletiva da rotina. Esse trabalho coletivo resultou na pactuação de condutas éticas na implementação dos pontos debatidos, com a finalidade de consolidar rotinas referências para cada porte de unidade, assim, uma experiência coletiva que demarca um diálogo com a Política de Educação Infantil da Rede Municipal de João Pessoa-PB.