Este projeto se propõe a apresentar uma análise qualitativa do desenvolvimento, em 2022, de um programa educacional gerido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Sonora-MS e destinado a atender crianças, adolescentes, jovens e adultos do município mencionado com atividades socioeducacionais extra-classe: o EducaMais Sonora. A iniciativa se trata de uma parceria entre a Administração Pública Municipal e uma empresa privada do município, que visa a oferta de oficinas de cunho pedagógico, socioemocional, cognitivo, físico e cultural (como pintura, artesanato, práticas esportivas, reforço escolar, aulas de música, entre outros) no contra turno escolar de crianças e adolescentes de todos os tipos de instituições educacionais da cidade, bem como jovens e adultos mesmo que não estejam matriculados nestas. Nesta concepção, são analisadas as atividades extraclasse desenvolvidas no âmbito da política pública em discussão, bem como são propostas reflexões que entendem a necessidade de ação do Poder Público Municipal na promoção de mecanismos que tornem a oferta de uma educação pública cidadã e significativa uma realidade. Assim sendo, são articuladas as teses de Bourdieu (1998) e Santos (2018) e as normativas e descrições da BNCC (2018), da LDB (1996) e do PNE (2014) como referencial teórico de norteamento das observações e conclusões propostas. Em se tratando dos resultados da pesquisa, tem-se que a abrangência e o impacto do programa são significativos: alunos de todos os tipos de escola (municipal, estadual e particular) de Sonora-MS se matriculam e frequentam ao menos uma atividade do programa, bem como há diversos estudantes que estão inclusos em mais de uma atividade simultaneamente. Frisa-se, ainda, que a iniciativa municipal trabalha positivamente pela ampliação de oportunidades profissionalizantes, artísticas, culturais, esportivas e de lazer aos discentes e pela manutenção de um bem-estar social não somente aos educandos assistidos pelo programa, mas a toda a comunidade local.