O Tangram ou Tangam (do Mandarim / Putonghua), é um quebra-cabeça geométrico chinês, no qual o seu intuito é formar figuras com peças chamadas “Tans”, sem que haja sua sobreposição. Formado por 7 destas peças, sendo esses triângulos de variados tamanhos, um paralelogramo e um quadrado, assim é permitido que o aluno realize diversas formações de figuras em sua maioria abstratas. Com o auxílio deste, será trabalhado a capacidade cognitiva, memorização, conhecimento das figuras geométricas planas além de expandir tal criatividade sobre o assunto. Será feito por meio do Tangram a criação de figuras sorteadas, trabalhando também a agilidade e coordenação motora, obedecendo ao princípio de não sobrepor os Tans e tendo uma área limitada para formação de figuras. Ao indivíduo que participará da metodologia, deverá sortear uma figura e em limitado período montá-la com as peças do quebra-cabeça. Assim, este terá exercitado o cérebro e, consequentemente, a memória para assuntos que já foram abordados em sala. Nossa pesquisa é classificada como pesquisa de campo, de caráter qualitativa e quantitativa. Este modelo de investigação por mostrar de forma cirúrgica os fatores que podem contribuir para as dificuldades na aprendizagem de matemática. Como conclusão observa-se que este objeto matemático serve para certificar e compreender melhor as figuras planas, trabalhadas no 7º e 8ª anos do ensino fundamental menor.