Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO CENÁRIO PÓS-PANDEMIA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96579
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2557
    "inscrito_id" => 3353
    "titulo" => "APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO CENÁRIO PÓS-PANDEMIA."
    "resumo" => "A pandemia da COVID-19 representa um marco histórico em relação à interrupção generalizada das atividades educacionais em todo o mundo, uma vez que escolas e instituições de ensino foram submetidas a fecharem suas portas e migrarem para o ensino a distância. No entanto, agora que as escolas estão retomando suas atividades presenciais, é necessário enfrentar um novo conjunto de desafios para a recomposição das aprendizagens e a educação linguística dos estudantes no contexto pós-pandemia. O propósito do presente artigo é apresentar alguns desafios enfrentados pelos alunos no que se refere ao processo de aquisição do sistema de escrita alfabética, compreensão textual e produção de textos escritos, bem como discutir o cenário que se apresenta após o período de pandemia. Com o propósito de alcançar tal objetivo, será discutida uma pesquisa do projeto "Recomposição das Aprendizagens e Educação Linguística dos Estudantes do 6º Ano no Contexto Pós-Pandemia: do Litoral ao Sertão Pernambucano", coordenado pela Universidade Federal de Pernambuco e financiada pela FACEPE. A referida pesquisa está sendo realizada em uma turma do 6º ano em uma escola estadual, situada na cidade do Recife (PE). A pesquisa realiza um diagnóstico com turmas de 6º ano e utiliza jogos, materiais didáticos e espaços de leitura, como biblioteca, como recurso para facilitar no desenvolvimento dos estudantes não alfabetizados e com dificuldades de aprendizagem para aprenderem o sistema de escrita alfabética. Sendo assim, será possível identificar algumas lacunas existentes na aprendizagem, tal como refletir sobre a reorganização do currículo e as estratégias de ensino em prol de uma educação mais inclusiva e efetiva no cenário atual. A partir de uma perspectiva teórica composta por Rosa (2021), Buzen (2022), Dalvi (2021), Kleiman (1995), Kleiman (2005), Macedo (2021), Mendonça (2021), Rojo (2009), entre outros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID3353_TB2557_04122023215428.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VINICIUS FERNANDO DE FRANÇA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VINICIUS"
    "autor_email" => "vinicius.fernando23@outlo"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96579
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2557
    "inscrito_id" => 3353
    "titulo" => "APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO CENÁRIO PÓS-PANDEMIA."
    "resumo" => "A pandemia da COVID-19 representa um marco histórico em relação à interrupção generalizada das atividades educacionais em todo o mundo, uma vez que escolas e instituições de ensino foram submetidas a fecharem suas portas e migrarem para o ensino a distância. No entanto, agora que as escolas estão retomando suas atividades presenciais, é necessário enfrentar um novo conjunto de desafios para a recomposição das aprendizagens e a educação linguística dos estudantes no contexto pós-pandemia. O propósito do presente artigo é apresentar alguns desafios enfrentados pelos alunos no que se refere ao processo de aquisição do sistema de escrita alfabética, compreensão textual e produção de textos escritos, bem como discutir o cenário que se apresenta após o período de pandemia. Com o propósito de alcançar tal objetivo, será discutida uma pesquisa do projeto "Recomposição das Aprendizagens e Educação Linguística dos Estudantes do 6º Ano no Contexto Pós-Pandemia: do Litoral ao Sertão Pernambucano", coordenado pela Universidade Federal de Pernambuco e financiada pela FACEPE. A referida pesquisa está sendo realizada em uma turma do 6º ano em uma escola estadual, situada na cidade do Recife (PE). A pesquisa realiza um diagnóstico com turmas de 6º ano e utiliza jogos, materiais didáticos e espaços de leitura, como biblioteca, como recurso para facilitar no desenvolvimento dos estudantes não alfabetizados e com dificuldades de aprendizagem para aprenderem o sistema de escrita alfabética. Sendo assim, será possível identificar algumas lacunas existentes na aprendizagem, tal como refletir sobre a reorganização do currículo e as estratégias de ensino em prol de uma educação mais inclusiva e efetiva no cenário atual. A partir de uma perspectiva teórica composta por Rosa (2021), Buzen (2022), Dalvi (2021), Kleiman (1995), Kleiman (2005), Macedo (2021), Mendonça (2021), Rojo (2009), entre outros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID3353_TB2557_04122023215428.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VINICIUS FERNANDO DE FRANÇA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VINICIUS"
    "autor_email" => "vinicius.fernando23@outlo"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A pandemia da COVID-19 representa um marco histórico em relação à interrupção generalizada das atividades educacionais em todo o mundo, uma vez que escolas e instituições de ensino foram submetidas a fecharem suas portas e migrarem para o ensino a distância. No entanto, agora que as escolas estão retomando suas atividades presenciais, é necessário enfrentar um novo conjunto de desafios para a recomposição das aprendizagens e a educação linguística dos estudantes no contexto pós-pandemia. O propósito do presente artigo é apresentar alguns desafios enfrentados pelos alunos no que se refere ao processo de aquisição do sistema de escrita alfabética, compreensão textual e produção de textos escritos, bem como discutir o cenário que se apresenta após o período de pandemia. Com o propósito de alcançar tal objetivo, será discutida uma pesquisa do projeto "Recomposição das Aprendizagens e Educação Linguística dos Estudantes do 6º Ano no Contexto Pós-Pandemia: do Litoral ao Sertão Pernambucano", coordenado pela Universidade Federal de Pernambuco e financiada pela FACEPE. A referida pesquisa está sendo realizada em uma turma do 6º ano em uma escola estadual, situada na cidade do Recife (PE). A pesquisa realiza um diagnóstico com turmas de 6º ano e utiliza jogos, materiais didáticos e espaços de leitura, como biblioteca, como recurso para facilitar no desenvolvimento dos estudantes não alfabetizados e com dificuldades de aprendizagem para aprenderem o sistema de escrita alfabética. Sendo assim, será possível identificar algumas lacunas existentes na aprendizagem, tal como refletir sobre a reorganização do currículo e as estratégias de ensino em prol de uma educação mais inclusiva e efetiva no cenário atual. A partir de uma perspectiva teórica composta por Rosa (2021), Buzen (2022), Dalvi (2021), Kleiman (1995), Kleiman (2005), Macedo (2021), Mendonça (2021), Rojo (2009), entre outros.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.