A pandemia da COVID-19 representa um marco histórico em relação à interrupção generalizada das atividades educacionais em todo o mundo, uma vez que escolas e instituições de ensino foram submetidas a fecharem suas portas e migrarem para o ensino a distância. No entanto, agora que as escolas estão retomando suas atividades presenciais, é necessário enfrentar um novo conjunto de desafios para a recomposição das aprendizagens e a educação linguística dos estudantes no contexto pós-pandemia. O propósito do presente artigo é apresentar alguns desafios enfrentados pelos alunos no que se refere ao processo de aquisição do sistema de escrita alfabética, compreensão textual e produção de textos escritos, bem como discutir o cenário que se apresenta após o período de pandemia. Com o propósito de alcançar tal objetivo, será discutida uma pesquisa do projeto "Recomposição das Aprendizagens e Educação Linguística dos Estudantes do 6º Ano no Contexto Pós-Pandemia: do Litoral ao Sertão Pernambucano", coordenado pela Universidade Federal de Pernambuco e financiada pela FACEPE. A referida pesquisa está sendo realizada em uma turma do 6º ano em uma escola estadual, situada na cidade do Recife (PE). A pesquisa realiza um diagnóstico com turmas de 6º ano e utiliza jogos, materiais didáticos e espaços de leitura, como biblioteca, como recurso para facilitar no desenvolvimento dos estudantes não alfabetizados e com dificuldades de aprendizagem para aprenderem o sistema de escrita alfabética. Sendo assim, será possível identificar algumas lacunas existentes na aprendizagem, tal como refletir sobre a reorganização do currículo e as estratégias de ensino em prol de uma educação mais inclusiva e efetiva no cenário atual. A partir de uma perspectiva teórica composta por Rosa (2021), Buzen (2022), Dalvi (2021), Kleiman (1995), Kleiman (2005), Macedo (2021), Mendonça (2021), Rojo (2009), entre outros.