A Educação Infantil compreende uma das importantes fases do desenvolvimento da vida da criança, sua inserção no ambiente escolar deve acontecer de maneira tranquila, respeitando-se todos os aspectos e marcos do seu desenvolvimento. A inclusão é um dos assuntos mais discutidos nos dias atuais pelas sociedades em geral e principalmente pelas escolas. Esse trabalho apresenta reflexões importantes sobre qual o papel da educação no que diz respeito a inclusão nos dias atuais e como isso impacta diretamente as práticas pedagógicas dos professores, gestores e coordenadores. Diante de uma análise que tem como base a pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, o estudo traz as principais contribuições sobre a educação e tem como objetivo geral: refletir sobre as práticas inclusivas na educação infantil, discutir os meios de tornar o fazer pedagógico significativo e inclusivo; elaborar proposta para tornar o ensino igualitário; estimular práticas inclusivas na escola. Além de trazer contribuições relevantes sobre o que a BNCC, que em seu texto aborda sobre a inclusão e como o trabalho dos professores é pensado a partir das diversidades encontradas em sala de aula. Enquanto educador como eu penso e reflito sobre a prática pedagógica para atender os diversos desafios que a inclusão tem encontrado nos dias atuais. Esse trabalho além de propor uma reflexão, faz discussões com autores a respeito da importância de se promover uma educação inclusiva, priorizar uma formação continuada para os professores, ser apoio para as famílias e sobretudo, compreender que a educação se constrói pra que todas as pessoas tenham os mesmos direitos. A pesquisa revela que é indispensável tornar desde a Educação Infantil até os demais níveis de ensino, uma educação pensada e pautada em práticas que de fato evidenciem a inclusão como forma de garantir uma aprendizagem que atenda a todos com respeito e dignidade.