As atividades experimentais em Ciências da natureza são um ótimo complemento para o desenvolvimento do que se está trabalhando em sala de aula, isso se dá graças ao fato de a experimentação ser uma metodologia que instigue o estudante a observar e o leva a internalizar o conteúdo de forma divertida, interessante e eficaz. Aliado com a parte teórica da aula, a atividade experimental facilita o trabalho com conceitos que são complexos de compreender. Dito isso, temos que o objetivo deste trabalho foi mostrar como aulas teóricas trabalhadas em conjunto com aplicação de atividades experimentais tendem a melhorar o desempenho dos estudantes, assim como contribuir para o conhecimento dos mesmos. O estudo foi realizado durante as atividades do grupo PIBID, onde foi trabalhado as Leis de Newton e como proposta de atividade, os 25 alunos da turma de 7ª Ano “A” da Escola Municipal Professora Célia Cristina Pereira dos Reis, localizada no município de São Bernardo – MA, que foram levados ao laboratório de Física da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) no Campus de São Bernardo. Lá, foram introduzidos ao assunto sobre as Leis de Newton e também foram realizados experimentos que envolviam o assunto. Posteriormente foi realizada uma atividade de cunho avaliativo, com o intuito de verificar a eficácia das atividades experimentais. As questões baseavam em situações do dia a dia e sobre o experimento mostrado no laboratório. A partir disso foi observado que os estudantes obtiveram grande êxito em solucionar as questões propostas, demonstrando com isso que a metodologia se mostrou extremamente eficiente.