O Mapa Conceitual é um método importante de registro de informações e auxílio à aprendizagem. Ele permite a organização e registro de ideias, pensamentos ou fatos de forma visual, utilizando símbolos, desenhos, palavras-chave e cores diferenciadas. Este artigo tem como objetivo analisar a percepção dos alunos do IFRN em relação à eficácia do Mapa Conceitual como ferramenta de produção científica textual.A pesquisa realizada é do tipo exploratória-descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa. Foi aplicado um questionário contendo perguntas fechadas e abertas para avaliar o uso do Mapa Conceitual como auxílio ao aprendizado. A análise dos resultados busca identificar os benefícios e dificuldades encontrados pelos alunos na produção do Mapa Conceitual. Os resultados obtidos serão compartilhados, destacando as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos e os aspectos positivos identificados no uso do Mapa Conceitual. Com base nessas informações, poderão ser propostas recomendações e estratégias para aprimorar o uso dessa ferramenta como apoio à produção científica textual. Em suma, o Mapa Conceitual é uma ferramenta versátil que possibilita a organização e visualização das informações de forma clara. Ao investigar a percepção dos alunos em relação ao seu uso, essa pesquisa contribuirá para aprimorar o emprego do Mapa Conceitual como ferramenta de aprendizagem no IFRN.