EDUCAÇÃO DO CAMPO E AGROECOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA DO GIRACAMPO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101289 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 9036 "inscrito_id" => 25469 "titulo" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO E AGROECOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA DO GIRACAMPO" "resumo" => "Em 2015 foi implementada as Diretrizes para a Educação Básica nas Escolas do Campo de Minas Gerais, através da Resolução 2820/2015. Muitas escolas estaduais do campo se deparam com o desafio de compreender os fundamentos teóricos e práticos da Educação do Campo e implementar práticas pedagógicas consonantes a essa perspectiva. Neste sentido, o Grupo de Pesquisa e Ação em Educação do Campo do Território dos Inconfidentes da Universidade Federal de Ouro Preto (GiraCampo/UFOP), vem realizando, desde 2017, várias atividades e projetos de caráter formativo com docentes que atuam em Escolas do Campo. O objetivo deste trabalho é apresentar as experiências pedagógicas desenvolvidas em um projeto de extensão na Escola Estadual Coronel Nicolau Sampaio, localizada no munícipio de Diogo de Vasconcelos-MG, cujo propósito foi articular a temática da Agroecologia com os conteúdos escolares, envolvendo as diferentes áreas do conhecimento. A execução do projeto consistiu em três etapas: 1ª) Análise da conjuntura local e levantamento de demandas, considerando as especificidades da comunidade escolar; 2ª) Momentos formativos voltados para a compreensão das diretrizes e para os fundamentos teóricos e práticos da Educação do Campo, culminando na elaboração de projetos pedagógicos, por área de conhecimentos, a serem desenvolvidos na escola pelos/as docentes e discentes 3ª) Evento escolar para compartilhar os saberes, as experiências pedagógicas e os resultados obtidos com os trabalhos desenvolvidos na etapa anterior. Este projeto abarcou as diferentes áreas do conhecimento, além de envolver todos os professores da escola, estudantes do ensino fundamental e médio e moradores da região. O trabalho propiciou a troca de saberes populares entre moradores da comunidade; familiares; estudantes e professores; criação de uma horta na Escola; composteira; minhocário; elaboração de pequenos documentários pelos estudantes, formação pedagógica com a comunidade educativa sobre os princípios agroecológicos e sua relação com a Educação do Campo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID25469_TB9036_16112023014154.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEXANDRA RESENDE CAMPOS" "autor_nome_curto" => "ALEXANDRA" "autor_email" => "alecampos.resende@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO (UFOP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101289 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 9036 "inscrito_id" => 25469 "titulo" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO E AGROECOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA DO GIRACAMPO" "resumo" => "Em 2015 foi implementada as Diretrizes para a Educação Básica nas Escolas do Campo de Minas Gerais, através da Resolução 2820/2015. Muitas escolas estaduais do campo se deparam com o desafio de compreender os fundamentos teóricos e práticos da Educação do Campo e implementar práticas pedagógicas consonantes a essa perspectiva. Neste sentido, o Grupo de Pesquisa e Ação em Educação do Campo do Território dos Inconfidentes da Universidade Federal de Ouro Preto (GiraCampo/UFOP), vem realizando, desde 2017, várias atividades e projetos de caráter formativo com docentes que atuam em Escolas do Campo. O objetivo deste trabalho é apresentar as experiências pedagógicas desenvolvidas em um projeto de extensão na Escola Estadual Coronel Nicolau Sampaio, localizada no munícipio de Diogo de Vasconcelos-MG, cujo propósito foi articular a temática da Agroecologia com os conteúdos escolares, envolvendo as diferentes áreas do conhecimento. A execução do projeto consistiu em três etapas: 1ª) Análise da conjuntura local e levantamento de demandas, considerando as especificidades da comunidade escolar; 2ª) Momentos formativos voltados para a compreensão das diretrizes e para os fundamentos teóricos e práticos da Educação do Campo, culminando na elaboração de projetos pedagógicos, por área de conhecimentos, a serem desenvolvidos na escola pelos/as docentes e discentes 3ª) Evento escolar para compartilhar os saberes, as experiências pedagógicas e os resultados obtidos com os trabalhos desenvolvidos na etapa anterior. Este projeto abarcou as diferentes áreas do conhecimento, além de envolver todos os professores da escola, estudantes do ensino fundamental e médio e moradores da região. O trabalho propiciou a troca de saberes populares entre moradores da comunidade; familiares; estudantes e professores; criação de uma horta na Escola; composteira; minhocário; elaboração de pequenos documentários pelos estudantes, formação pedagógica com a comunidade educativa sobre os princípios agroecológicos e sua relação com a Educação do Campo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID25469_TB9036_16112023014154.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEXANDRA RESENDE CAMPOS" "autor_nome_curto" => "ALEXANDRA" "autor_email" => "alecampos.resende@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO (UFOP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }