O método de pesquisa História de Vida, possui como pilar principal escutar o outro, para que assim tal realidade seja interpretada de modo que ultrapasse o próprio narrador. Portanto, na busca por ter uma análise mais profunda sobre a real vivência de graduandos em licenciatura do curso de Ciências Biológicas de uma instituição pública de referência no Estado do Ceará, o presente estudo objetivou analisar os (des)caminhos de alunos, incluindo suas vivências, frustrações e motivações tentando relacionar com a construção de uma identidade profissional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com uso do método História de Vida, através de entrevistas semiestruturadas com graduandos matriculados nos primeiros semestres e aqueles que estão próximos a terminar o curso. Após as entrevistas, houve a transcrição e os dados estudados através da técnica de Análise de Conteúdo. Observa-se que dos quatro entrevistados, apenas um queria de fato uma licenciatura em Ciências Biológicas como sua primeira opção para ingressar no Ensino Superior, os demais buscavam cursos de bacharelado. Destaca-se que embora os entrevistados ainda estejam em um processo formativo, todos desejam seguir o magistério como profissão, apesar de sentirem a desvalorização, desmotivação e vivenciarem preconceitos. Frente as motivações, apontaram a vontade de orientar as pessoas, sendo este o desejo que permite continuar viva a vontade de ser professor. Pondera-se que apesar de não terem sonhado com uma licenciatura desde o início, os mesmos apresentam grande entusiasmo e coragem para seguir no magistério. Além disso, as vivências dos discentes em projetos da Universidade, colaboram como incentivo de seguir nessa profissão. Dessa forma, apesar das entrevistas serem uma análise individual, a história de vida de cada discente, colabora para estudos na formação inicial de professores, assim, espera-se, em outro período, retornar para (re)escutar novamente esses indivíduos, mas, agora, escutando suas vivências em sala de aula.