O presente estudo aborda a atuação docente na educação quilombola. O objetivo geral foi refletir sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas na disciplina de português em uma escola pública quilombola de Vila de Santana-PA ressaltando as questões de identidade e cultura afro-brasileira. Como objetivos específicos identificar a percepção da docente sobre práticas pedagógicas que envolvem questões étnico-raciais na educação quilombola; analisar as principais dificuldades vivenciadas pela professora no contexto da educação quilombola destacando a identidade étnico-racial; Indicar estratégias para o enfrentamento dos desafios que permeiam a construção de relações étnicos -raciais no ambiente escolar. Para tal finalidade, a pesquisa adotou a abordagem qualitativa, por meio da pesquisa de campo. Elegeu como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada. O estudo elegeu como aporte teórico as contribuições de Caldart (2002) e Freire (1970). O relato permitiu observar que dentro da prática pedagógica da professora, a concepção educativa dotada por ela é a Interacionista e construtivista, pois, preza pela interação entre professor e aluno. Entre as dificuldades encontradas destaca-se a distância enfrentada pelos alunos até chegar à escola polo e a falta de recursos. As alternativas apontadas pela professora foi criar estratégias como emprestar seu celular e computador possibilitando aos educandos fazerem suas pesquisas e não deixarem de participar das atividades propostas na disciplina de português. Espera-se ao final dessa ação sobre as práticas pedagógicas de identidade étnico -racial desenvolvidas na disciplina de português em uma escola pública quilombola no contexto da educação do campo, ter contribuído para o fortalecimento da identidade positiva de pessoas negras, quebrando o discurso cultural e colonial que apresenta à história de uma forma depreciativa, pois, acredita-se que a educação pode ser um caminho eficiente para fortalecer a sociedade para o enfrentamento, tendo em vista que, a educação muda as pessoas e as pessoas transformam o mundo.