PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ NA REGIÃO DOS INHAMUNS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97883 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4311 "inscrito_id" => 13028 "titulo" => "PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ NA REGIÃO DOS INHAMUNS" "resumo" => "No Brasil existem diversas formas para ingressar em instituições de ensino superior. As principais delas são o Exame Nacional de Ensino Médio - ENEM e vestibulares tradicionais. Com base nas notas do ENEM, o aluno pode ingressar por meio de programas como o Sistema de Seleção Unificada (SISU), o Programa Universidade Para Todos (PROUNI), as Políticas de Ações Afirmativas (Lei de Cotas) e o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES). Neste sentido, o trabalho tem como objetivo apresentar o perfil socioeconômico de estudantes ingressantes no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no ano de 2023.1 no Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns – CECITEC, vinculado a Universidade Estadual do Ceará – UECE, campus localizado no município Tauá – Ceará. A metodologia usada nesse estudo foi de caráter qualitativo, através de uma pesquisa de campo, na qual foram utilizados formulários produzidos no Google Forms e direcionados para os estudantes do primeiro semestre do Curso de Biologia. Os resultados apontam que o perfil dos estudantes ingressantes no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas é, em sua maioria, composto por mulheres, com idade de 18 anos, residentes na Zona Rural, que concluíram o Ensino Médio em escolas da rede pública de ensino, são de classe média baixa e filhos de pais com baixo nível de escolaridade, que recebem auxílio do governo, e não são bolsistas da Universidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13028_TB4311_17112023194611.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JULIANA SOARES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Juliana Soares" "autor_email" => "julianaoliver885@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97883 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4311 "inscrito_id" => 13028 "titulo" => "PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ NA REGIÃO DOS INHAMUNS" "resumo" => "No Brasil existem diversas formas para ingressar em instituições de ensino superior. As principais delas são o Exame Nacional de Ensino Médio - ENEM e vestibulares tradicionais. Com base nas notas do ENEM, o aluno pode ingressar por meio de programas como o Sistema de Seleção Unificada (SISU), o Programa Universidade Para Todos (PROUNI), as Políticas de Ações Afirmativas (Lei de Cotas) e o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES). Neste sentido, o trabalho tem como objetivo apresentar o perfil socioeconômico de estudantes ingressantes no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no ano de 2023.1 no Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns – CECITEC, vinculado a Universidade Estadual do Ceará – UECE, campus localizado no município Tauá – Ceará. A metodologia usada nesse estudo foi de caráter qualitativo, através de uma pesquisa de campo, na qual foram utilizados formulários produzidos no Google Forms e direcionados para os estudantes do primeiro semestre do Curso de Biologia. Os resultados apontam que o perfil dos estudantes ingressantes no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas é, em sua maioria, composto por mulheres, com idade de 18 anos, residentes na Zona Rural, que concluíram o Ensino Médio em escolas da rede pública de ensino, são de classe média baixa e filhos de pais com baixo nível de escolaridade, que recebem auxílio do governo, e não são bolsistas da Universidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13028_TB4311_17112023194611.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JULIANA SOARES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Juliana Soares" "autor_email" => "julianaoliver885@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }