Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÕES DOS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS PARA FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A formação inicial de professores ocorre principalmente nas instituições Universitárias que são capazes de proporcionar tal habilitação profissional, esta tem o intuito de preparar os futuros docentes, de forma que sejam capazes de modificar a realidade educacional em seu entorno, assim, ressalta-se a importância de que neste processo formativo existam programas que possibilitem o acesso dos acadêmicos nas escolas (futuro local do exercício profissional), programas estes que contribuem com projetos que articulem a teoria junto à prática nos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas do país, inserindo os licenciandos na sua futura realidade educacional, dessa forma, o Programa Residência Pedagógica (PRP) que surgiu em 2018 e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) criado em 2007, ambos, gerenciados pelo setor de Educação Básica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) promovem essa interação fazendo a ponte dos cursos de licenciatura com as escolas de ensino básico. Apesar da intenção em articular teoria e prática na formação inicial docente, os dois programas apresentam algumas diferenças. Por esse motivo, este estudo tem por finalidade investigar por meio de revisões bibliográficas quais são as contribuições dos programas para os futuros professores de Ciências Biológicas, além de refletir como cada programa está estruturado e seus respectivos objetivos. O PIBID ocorre na primeira metade do curso, valorizando a reflexão sobre a prática profissional no cotidiano das instituições escolares, enquanto que a Residência Pedagógica acontece na segunda metade do curso de licenciatura, contemplando o exercício da prática pedagógica (regências). Diante disso, os dois programas são relevantes para a formação docente em Ciências Biológicas, pois ambos contribuem para a imersão dos acadêmicos na ambientação do dia-a-dia escolar, oportunizando além de experiências metodológicas, vivenciar efetivamente as práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar, gerando professores com várias competências e habilidades.

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