OLIVEIRA, Ana Victória De Medeiros et al.. . Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/101226>. Acesso em: 23/12/2024 08:50
Sabendo que os antagonismos estruturais e metodológicos existentes no ensino foram se tornando mais evidentes com o modelo remoto, empregado durante a Pandemia do COVID 19, o presente estudo busca discutir sobre o uso das Histórias em Quadrinhos, como um material didático alternativo para o ensino de História em tempos de pandemia. Esta análise, que parte da experiência vivenciada no Programa de Residência Pedagógica, no subprojeto do curso de História, da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras – PB, e teve duração entre os anos de 2020 e 2021, buscou discutir e indicar formas, procedimentos e recursos que possibilitam o aprimoramento do conhecimento histórico produzido durante as aulas de História, de maneira que resultou na produção de uma HQ intitulada “Capitã Vac”, a qual foi desenvolvida juntamente com alunos do 9° ano do Ensino Fundamental, da Escola Estadual Dom Moisés Coelho. Como referenciais para a pesquisa, foram utilizados autores que já pensaram a temática, à exemplo de Cunha, Silva e Silva (2020), Paralhes (2008) e Neves (2012). Concluindo essencialmente que a apresentação, leitura e produção das HQs no ensino remoto, além de dinamizar as aulas, gerou atração ao mundo da leitura, e impulsionou o processo de ensino e aprendizagem durante o período delimitado.