As narrativas autobiográficas são muito importantes para que seja possível refletirmos sobre o processos de vida a qual passamos, como nossas relações pedagógicas, percepções, memórias e saberes adquiridos durante o processo formador humano e social. Nessa perspectiva, a pesquisa busca analisar como os discentes surdos compreendem sua formação acadêmica, percepções sobre as metodologias, as relações interpessoais entre o aluno-aluno e professor-aluno, conteúdos, memórias e contribuições do curso para a sua vida pessoal e acadêmica. Os discentes surdos da Universidade Federal Rural do Semiarido (UFERSA), curso de Letras Libras - Campus Caraúbas, narrarão suas experiências e vivências dentro do ambiente educacional de formação superior na pesquisa ainda em andamento. O embasamento teórico está pautado em Quadros (2006); Halbwachs (1990); Josso (2009); Passeggi (2011); Perlin (2008); Souza (2007); Strobel (2008). A metodologia será de abordagem qualitativa, pesquisa autobiográfica, de memória, narrativas sinalizadas e entrevistas semi-estruturadas. Os sujeitos da pesquisa são 14 discentes e egressos do curso de Letras Libras da UFERSA. O lócus da pesquisa é na UFERSA campus Caraúbas-RN. Atualmente, a pesquisa está em andamento. Espera-se que essa investigação contribua para o processo (auto)formativo dos licenciandos surdos, na perspectiva de conhecer as vivências sob o prisma dos ingressos / egressos e discutir sobre as práticas de ensino do curso de Letras Libras.