Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MEMÓRIAS, PERCEPÇÕES E DISCUSSÕES DOS DISCENTES SURDOS DO CURSO DE LETRAS-LIBRAS DA UFERSA CAMPUS CARAÚBAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95919
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1666
    "inscrito_id" => 11203
    "titulo" => "MEMÓRIAS, PERCEPÇÕES E DISCUSSÕES DOS DISCENTES SURDOS DO CURSO DE LETRAS-LIBRAS DA UFERSA CAMPUS CARAÚBAS"
    "resumo" => "As narrativas autobiográficas são muito importantes para que seja possível refletirmos sobre o processos de vida a qual passamos, como nossas relações pedagógicas, percepções, memórias e saberes adquiridos durante o processo formador humano e social. Nessa perspectiva, a pesquisa busca analisar como os discentes surdos compreendem sua formação acadêmica, percepções sobre as metodologias, as relações interpessoais entre o aluno-aluno e professor-aluno, conteúdos, memórias e contribuições do curso para a sua vida pessoal e acadêmica. Os discentes surdos da Universidade Federal Rural do Semiarido (UFERSA), curso de Letras Libras - Campus Caraúbas, narrarão suas experiências e vivências dentro do ambiente educacional de formação superior na pesquisa ainda em andamento. O embasamento teórico está pautado em Quadros (2006); Halbwachs (1990); Josso (2009); Passeggi (2011); Perlin (2008); Souza (2007); Strobel (2008). A metodologia será de abordagem qualitativa, pesquisa autobiográfica, de memória, narrativas sinalizadas e entrevistas semi-estruturadas. Os sujeitos da pesquisa são 14 discentes e egressos do curso de Letras Libras da UFERSA. O lócus da pesquisa é na UFERSA campus Caraúbas-RN. Atualmente, a pesquisa está em andamento. Espera-se que essa investigação contribua para o processo (auto)formativo dos licenciandos surdos, na perspectiva de conhecer as vivências sob o prisma dos ingressos / egressos e discutir sobre as práticas de ensino do curso de Letras Libras."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11203_TB1666_10122023212303.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÍTALO SANTOS FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ÍTALO FERREIRA"
    "autor_email" => "italosf98@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95919
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1666
    "inscrito_id" => 11203
    "titulo" => "MEMÓRIAS, PERCEPÇÕES E DISCUSSÕES DOS DISCENTES SURDOS DO CURSO DE LETRAS-LIBRAS DA UFERSA CAMPUS CARAÚBAS"
    "resumo" => "As narrativas autobiográficas são muito importantes para que seja possível refletirmos sobre o processos de vida a qual passamos, como nossas relações pedagógicas, percepções, memórias e saberes adquiridos durante o processo formador humano e social. Nessa perspectiva, a pesquisa busca analisar como os discentes surdos compreendem sua formação acadêmica, percepções sobre as metodologias, as relações interpessoais entre o aluno-aluno e professor-aluno, conteúdos, memórias e contribuições do curso para a sua vida pessoal e acadêmica. Os discentes surdos da Universidade Federal Rural do Semiarido (UFERSA), curso de Letras Libras - Campus Caraúbas, narrarão suas experiências e vivências dentro do ambiente educacional de formação superior na pesquisa ainda em andamento. O embasamento teórico está pautado em Quadros (2006); Halbwachs (1990); Josso (2009); Passeggi (2011); Perlin (2008); Souza (2007); Strobel (2008). A metodologia será de abordagem qualitativa, pesquisa autobiográfica, de memória, narrativas sinalizadas e entrevistas semi-estruturadas. Os sujeitos da pesquisa são 14 discentes e egressos do curso de Letras Libras da UFERSA. O lócus da pesquisa é na UFERSA campus Caraúbas-RN. Atualmente, a pesquisa está em andamento. Espera-se que essa investigação contribua para o processo (auto)formativo dos licenciandos surdos, na perspectiva de conhecer as vivências sob o prisma dos ingressos / egressos e discutir sobre as práticas de ensino do curso de Letras Libras."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11203_TB1666_10122023212303.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÍTALO SANTOS FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ÍTALO FERREIRA"
    "autor_email" => "italosf98@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

As narrativas autobiográficas são muito importantes para que seja possível refletirmos sobre o processos de vida a qual passamos, como nossas relações pedagógicas, percepções, memórias e saberes adquiridos durante o processo formador humano e social. Nessa perspectiva, a pesquisa busca analisar como os discentes surdos compreendem sua formação acadêmica, percepções sobre as metodologias, as relações interpessoais entre o aluno-aluno e professor-aluno, conteúdos, memórias e contribuições do curso para a sua vida pessoal e acadêmica. Os discentes surdos da Universidade Federal Rural do Semiarido (UFERSA), curso de Letras Libras - Campus Caraúbas, narrarão suas experiências e vivências dentro do ambiente educacional de formação superior na pesquisa ainda em andamento. O embasamento teórico está pautado em Quadros (2006); Halbwachs (1990); Josso (2009); Passeggi (2011); Perlin (2008); Souza (2007); Strobel (2008). A metodologia será de abordagem qualitativa, pesquisa autobiográfica, de memória, narrativas sinalizadas e entrevistas semi-estruturadas. Os sujeitos da pesquisa são 14 discentes e egressos do curso de Letras Libras da UFERSA. O lócus da pesquisa é na UFERSA campus Caraúbas-RN. Atualmente, a pesquisa está em andamento. Espera-se que essa investigação contribua para o processo (auto)formativo dos licenciandos surdos, na perspectiva de conhecer as vivências sob o prisma dos ingressos / egressos e discutir sobre as práticas de ensino do curso de Letras Libras.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.