Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ORIGEM DA VIDA: UMA ANÁLISE SOBRE AS TEORIAS APLICADAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 101223
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8943
    "inscrito_id" => 25694
    "titulo" => "ORIGEM DA VIDA: UMA ANÁLISE SOBRE AS TEORIAS APLICADAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA"
    "resumo" => "As teorias da origem da vida, apresentam-se para os docentes de ciências e biologia como referenciais norteadores que auxiliam no desenvolvimento das concepções educacionais e práticas pedagógicas aplicadas no ambiente escolar. Portanto, esse conjunto de conhecimentos produzidos historicamente por teorias da origem da vida fundamentam a compreensão de como o universo foi constituído, logo, estas informações tornam-se elementos básicos para o exercício da docência no ensino de biologia. Diante dessa relevância, o presente artigo buscou analisar como a origem da vida no ensino de biologia, vem sendo abordada em artigos acadêmicos para verificar em que medida a temática é incluída nos estudos empreendidos pelos/as pesquisadores/as. Nessa perspectiva, este trabalho enquadra-se no campo da pesquisa qualitativa, pois, foi realizado um levantamento sistemático na plataforma Google Acadêmico a partir de descritores específicos sobre a temática, desse modo, foi localizado e analisado os dados de forma exploratória-descritiva. A partir desse processo metodológico, foi encontrado entre os anos de 2012 a 2022, 09 artigos, nos quais foi verificado dados importantes de como está sendo realizada a abordagem das teorias, que explicam sobre a origem da vida, além disso, foi encontrado exemplos de estratégicas de ensino trabalhadas em sala de aula. Por fim, conclui-se que é necessário aumentar a produção de materiais de pesquisas nessa temática, como também produção de inovadoras de ensino que possam auxiliar o exercício da docência. Além de enriquecer as fontes de pesquisa, ganhar sentido e significado no cotidiano de sala de aula"
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID25694_TB8943_26092023145556.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMERSON ANTONIO CAVALCANTI"
    "autor_nome_curto" => "EMERSON"
    "autor_email" => "emersoncavalcanti40@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 101223
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8943
    "inscrito_id" => 25694
    "titulo" => "ORIGEM DA VIDA: UMA ANÁLISE SOBRE AS TEORIAS APLICADAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA"
    "resumo" => "As teorias da origem da vida, apresentam-se para os docentes de ciências e biologia como referenciais norteadores que auxiliam no desenvolvimento das concepções educacionais e práticas pedagógicas aplicadas no ambiente escolar. Portanto, esse conjunto de conhecimentos produzidos historicamente por teorias da origem da vida fundamentam a compreensão de como o universo foi constituído, logo, estas informações tornam-se elementos básicos para o exercício da docência no ensino de biologia. Diante dessa relevância, o presente artigo buscou analisar como a origem da vida no ensino de biologia, vem sendo abordada em artigos acadêmicos para verificar em que medida a temática é incluída nos estudos empreendidos pelos/as pesquisadores/as. Nessa perspectiva, este trabalho enquadra-se no campo da pesquisa qualitativa, pois, foi realizado um levantamento sistemático na plataforma Google Acadêmico a partir de descritores específicos sobre a temática, desse modo, foi localizado e analisado os dados de forma exploratória-descritiva. A partir desse processo metodológico, foi encontrado entre os anos de 2012 a 2022, 09 artigos, nos quais foi verificado dados importantes de como está sendo realizada a abordagem das teorias, que explicam sobre a origem da vida, além disso, foi encontrado exemplos de estratégicas de ensino trabalhadas em sala de aula. Por fim, conclui-se que é necessário aumentar a produção de materiais de pesquisas nessa temática, como também produção de inovadoras de ensino que possam auxiliar o exercício da docência. Além de enriquecer as fontes de pesquisa, ganhar sentido e significado no cotidiano de sala de aula"
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID25694_TB8943_26092023145556.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMERSON ANTONIO CAVALCANTI"
    "autor_nome_curto" => "EMERSON"
    "autor_email" => "emersoncavalcanti40@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

As teorias da origem da vida, apresentam-se para os docentes de ciências e biologia como referenciais norteadores que auxiliam no desenvolvimento das concepções educacionais e práticas pedagógicas aplicadas no ambiente escolar. Portanto, esse conjunto de conhecimentos produzidos historicamente por teorias da origem da vida fundamentam a compreensão de como o universo foi constituído, logo, estas informações tornam-se elementos básicos para o exercício da docência no ensino de biologia. Diante dessa relevância, o presente artigo buscou analisar como a origem da vida no ensino de biologia, vem sendo abordada em artigos acadêmicos para verificar em que medida a temática é incluída nos estudos empreendidos pelos/as pesquisadores/as. Nessa perspectiva, este trabalho enquadra-se no campo da pesquisa qualitativa, pois, foi realizado um levantamento sistemático na plataforma Google Acadêmico a partir de descritores específicos sobre a temática, desse modo, foi localizado e analisado os dados de forma exploratória-descritiva. A partir desse processo metodológico, foi encontrado entre os anos de 2012 a 2022, 09 artigos, nos quais foi verificado dados importantes de como está sendo realizada a abordagem das teorias, que explicam sobre a origem da vida, além disso, foi encontrado exemplos de estratégicas de ensino trabalhadas em sala de aula. Por fim, conclui-se que é necessário aumentar a produção de materiais de pesquisas nessa temática, como também produção de inovadoras de ensino que possam auxiliar o exercício da docência. Além de enriquecer as fontes de pesquisa, ganhar sentido e significado no cotidiano de sala de aula

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.