As teorias da origem da vida, apresentam-se para os docentes de ciências e biologia como referenciais norteadores que auxiliam no desenvolvimento das concepções educacionais e práticas pedagógicas aplicadas no ambiente escolar. Portanto, esse conjunto de conhecimentos produzidos historicamente por teorias da origem da vida fundamentam a compreensão de como o universo foi constituído, logo, estas informações tornam-se elementos básicos para o exercício da docência no ensino de biologia. Diante dessa relevância, o presente artigo buscou analisar como a origem da vida no ensino de biologia, vem sendo abordada em artigos acadêmicos para verificar em que medida a temática é incluída nos estudos empreendidos pelos/as pesquisadores/as. Nessa perspectiva, este trabalho enquadra-se no campo da pesquisa qualitativa, pois, foi realizado um levantamento sistemático na plataforma Google Acadêmico a partir de descritores específicos sobre a temática, desse modo, foi localizado e analisado os dados de forma exploratória-descritiva. A partir desse processo metodológico, foi encontrado entre os anos de 2012 a 2022, 09 artigos, nos quais foi verificado dados importantes de como está sendo realizada a abordagem das teorias, que explicam sobre a origem da vida, além disso, foi encontrado exemplos de estratégicas de ensino trabalhadas em sala de aula. Por fim, conclui-se que é necessário aumentar a produção de materiais de pesquisas nessa temática, como também produção de inovadoras de ensino que possam auxiliar o exercício da docência. Além de enriquecer as fontes de pesquisa, ganhar sentido e significado no cotidiano de sala de aula