Esse trabalho tem como objetivo socializar as experiências que vêm sendo vivenciadas pelas autoras no PIBID/Letras Português/UFPE, no âmbito do projeto “Ensino de Produção de Texto na Educação Básica Pública: dimensões teóricas e práticas". Assim, o principal intuito é ampliar os saberes dos alunos relativos ao eixo da produção de textos, por meio do trabalho com gêneros do discurso. Nesse contexto, esse projeto culminou em subprojetos, entre eles: "Do comentário de rede social ao artigo de opinião: estratégias argumentativas na sala de aula” que tem como objetivo principal diagnosticar as dificuldades relativas às construções de argumentos por parte dos estudantes. Para tanto, privilegiaram-se, inicialmente, a leitura de comentários em redes sociais, e, posteriormente, a produção desse gênero, evidenciando a existência de posicionamentos críticos em ambientes virtuais frequentemente utilizados pelos alunos em seu cotidiano. Essa estratégia tornou-se parte inicial do processo para formulação do gênero artigo de opinião. O estudo em questão foi motivado pela condição das pesquisadoras enquanto observadoras-participantes que perceberam, por meio de análise das produções textuais de uma turma de terceiro ano da Rede Técnica Estadual de Pernambuco, uma certa dificuldade de posicionamento crítico. A partir disso, a pesquisa, de natureza qualitativa e interpretativa, assume como metodologia a investigação bibliográfica e documental para o levantamento de dados, tomando como aporte teórico autores como Menegassi e Gasparotto (2016), Rildo Cosson (2009), Magda Soares (1995) e Márcia Rodrigues (2007), por exemplo. Os resultados esperados indicam a potencial relevância dos comentários de redes sociais como viés de escrita espontânea e, posteriormente, a adequação para gêneros com um maior grau de formalidade, tal qual o artigo de opinião. Concluímos, portanto, que a utilização de comentários de redes sociais como uma estratégia argumentativa promove habilidades que permitem aos alunos desenvolverem práticas argumentativas consistentes e estruturadas.