A carência de temperos para complementar a merenda escolar e a necessidade de reaproveitar resíduos sólidos orgânicos e inorgânicos presentes na área escolar e redondezas ocasionou o surgimento do projeto de horta suspensa. Foram utilizados materiais como metal, plástico e restos de madeira para a confecção das bases suspensas e, ao material orgânico coletado no terreno da escola, foram adicionados a insumos como húmus de minhoca e estrume para obtenção de terra adubada. Durante o desenvolvimento do projeto os alunos receberam sementes de diversas espécies para o cultivo em sementeiras confeccionadas pelos mesmo. Foi escolhido um espaço dentro da escola onde foi instalado as bases utilizadas como suporte para a horta. O local escolhido atendia ao seguinte requisito: recebia luminosidade durante a manhã e estava próxima a área da cozinha da escola. Os participantes adquiriam em feiras, caixotes de madeira que foram forrados com folhas de bananeira ou serviram de apoio para galões plásticos que foram cortados e furados para servirem como vasos. Os caixotes forrados e os galões foram preenchidos com a terra preparada. Após o acondicionamento da terra, foram adicionadas sementes e introduzidas algumas mudas que os alunos cultivaram. Os alunos foram orientados como semear e irrigar a horta suspensa. As fileiras da horta foram identificadas com placas, contendo o nome da espécie cultivada e receberam, posteriormente, uma cobertura feita com sacos de trigo e a madeira utilizada para a armação foi recolhida de entulhos da área da escola. A horta escolar serviu também como um local de aulas práticas nos temas Botânica, Ecologia e Sustentabilidade, assim como incentivou alunos participantes a cultivarem legumes e verduras em suas residências. O primeiro resultado da horta escolar foi a colheita de maços de cheiro verde.