O objetivo dessa pesquisa de Iniciação Científica (PIC), é investigar os termos que vêm sendo adotados para justificar a aprendizagem dos conhecimentos matemáticos buscando reconhecer suas implicações nas ações educativas. Entendemos a necessidade de investigar o ensino da matemática, já que cotidianamente, nas escolas, nos deparamos com queixas de estudantes afirmando que não conseguem compreender esse conhecimento teórico, que só tem fórmulas e procedimentos complexos, que esse saber é algo abstrato e sem sentido. Mas, a matemática, como outras ciências, nasceu de uma necessidade e se tornou indispensável e, desse modo, precisa, ser apropriada por todos que ingressam nas escolas. Para fortalecer a necessidade desse ensino, realizamos pesquisas bibliográficas, fundamentadas nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, problematizando a seguinte questão: Como vêm sendo conceituado e qual(is) a(s) finalidade(s) dos termos afetos a aprendizagem dos conhecimentos matemáticos empregados por pesquisadores e documentos oficiais orientadores atuais na educação brasileira? Entendemos que a educação, deve garantir aos estudantes, a apropriação dos seus conceitos, incentivando-os a pensarem, elaborem conjecturas e hipóteses para alcançar possíveis respostas. Logo, se espera com essa pesquisa, auxiliar no processo formativo de ensino da matemática, focando a atenção docente para a compreensão dos princípios teóricos e metodológicos que interferem na apropriação desse conhecimento nas escolas, entendendo que o trabalho escolar deve impulsionar a aprendizagem e desenvolvimento de modo a assegurar uma educação de qualidade.