GÊNEROS DISCURSIVOS NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM A CRÔNICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95897 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1639 "inscrito_id" => 10215 "titulo" => "GÊNEROS DISCURSIVOS NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM A CRÔNICA" "resumo" => "O gênero discursivo crônica é de fundamental importância no processo de letramento nas aulas de língua portuguesa, pois pauta-se na construção de sentidos através da correlação entre autor, texto e leitor. Tal gênero apresenta-se com um viés crítico que estimula a reflexão através da exposição de fatos ou relatos ocorridos no cotidiano dos personagens, criando assim uma conexão intimista ao se aproximar da realidade do leitor, além de instigar o senso crítico, a imaginação e a leitura de mundo. Dessa forma, introduzi-lo como instrumento de ensino, pode contribuir para o aprimoramento da leitura e escrita. Em razão disso, o presente estudo visa expor uma proposta de Sequência Didática (SD) a partir dos estudos de Dolz, Noverraz e Schneuwly, com o gênero discursivo crônica direcionado para uma turma de 5° ano do fundamental a fim de estimular a construção de sentidos a partir da corrente teórica do interacionismo sociodiscursivo. A SD busca direcionar o(a) aluno a conhecer o gênero, bem como estimular a leitura e escrita. Trata-se de uma pesquisa com caráter bibliográfico com base nos documentos norteadores da Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018) e nos Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa - PCN (1998), além das concepções de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Koch e Elias (2006), Silva (1999) e Magda Soares (2019). Espera-se que através dessa proposição pedagógica possa desenvolver e aprimorar o gosto pela leitura através de uma aprendizagem significativa que vise para além do conhecimento da estrutura do gênero, mas sobretudo sua função alinhado às práticas sociais dos(as) alunos(as)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "6581c8adce660_19122023134533.PDF" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => "2023-12-19 13:45:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERIK EWERTON JOSÉ DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Erik E. J. da S" "autor_email" => "erikwerton@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE SANTISSIMA TRINDADE (FAST)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95897 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1639 "inscrito_id" => 10215 "titulo" => "GÊNEROS DISCURSIVOS NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM A CRÔNICA" "resumo" => "O gênero discursivo crônica é de fundamental importância no processo de letramento nas aulas de língua portuguesa, pois pauta-se na construção de sentidos através da correlação entre autor, texto e leitor. Tal gênero apresenta-se com um viés crítico que estimula a reflexão através da exposição de fatos ou relatos ocorridos no cotidiano dos personagens, criando assim uma conexão intimista ao se aproximar da realidade do leitor, além de instigar o senso crítico, a imaginação e a leitura de mundo. Dessa forma, introduzi-lo como instrumento de ensino, pode contribuir para o aprimoramento da leitura e escrita. Em razão disso, o presente estudo visa expor uma proposta de Sequência Didática (SD) a partir dos estudos de Dolz, Noverraz e Schneuwly, com o gênero discursivo crônica direcionado para uma turma de 5° ano do fundamental a fim de estimular a construção de sentidos a partir da corrente teórica do interacionismo sociodiscursivo. A SD busca direcionar o(a) aluno a conhecer o gênero, bem como estimular a leitura e escrita. Trata-se de uma pesquisa com caráter bibliográfico com base nos documentos norteadores da Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018) e nos Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa - PCN (1998), além das concepções de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Koch e Elias (2006), Silva (1999) e Magda Soares (2019). Espera-se que através dessa proposição pedagógica possa desenvolver e aprimorar o gosto pela leitura através de uma aprendizagem significativa que vise para além do conhecimento da estrutura do gênero, mas sobretudo sua função alinhado às práticas sociais dos(as) alunos(as)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "6581c8adce660_19122023134533.PDF" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => "2023-12-19 13:45:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERIK EWERTON JOSÉ DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Erik E. J. da S" "autor_email" => "erikwerton@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE SANTISSIMA TRINDADE (FAST)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }