O gênero discursivo crônica é de fundamental importância no processo de letramento nas aulas de língua portuguesa, pois pauta-se na construção de sentidos através da correlação entre autor, texto e leitor. Tal gênero apresenta-se com um viés crítico que estimula a reflexão através da exposição de fatos ou relatos ocorridos no cotidiano dos personagens, criando assim uma conexão intimista ao se aproximar da realidade do leitor, além de instigar o senso crítico, a imaginação e a leitura de mundo. Dessa forma, introduzi-lo como instrumento de ensino, pode contribuir para o aprimoramento da leitura e escrita. Em razão disso, o presente estudo visa expor uma proposta de Sequência Didática (SD) a partir dos estudos de Dolz, Noverraz e Schneuwly, com o gênero discursivo crônica direcionado para uma turma de 5° ano do fundamental a fim de estimular a construção de sentidos a partir da corrente teórica do interacionismo sociodiscursivo. A SD busca direcionar o(a) aluno a conhecer o gênero, bem como estimular a leitura e escrita. Trata-se de uma pesquisa com caráter bibliográfico com base nos documentos norteadores da Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018) e nos Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa - PCN (1998), além das concepções de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Koch e Elias (2006), Silva (1999) e Magda Soares (2019). Espera-se que através dessa proposição pedagógica possa desenvolver e aprimorar o gosto pela leitura através de uma aprendizagem significativa que vise para além do conhecimento da estrutura do gênero, mas sobretudo sua função alinhado às práticas sociais dos(as) alunos(as).