Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GÊNEROS DISCURSIVOS NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM A CRÔNICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 15 - Ensino de línguas
0 of 0
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95897 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1639 "inscrito_id" => 10215 "titulo" => "GÊNEROS DISCURSIVOS NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM A CRÔNICA" "resumo" => "O gênero discursivo crônica é de fundamental importância no processo de letramento nas aulas de língua portuguesa, pois pauta-se na construção de sentidos através da correlação entre autor, texto e leitor. Tal gênero apresenta-se com um viés crítico que estimula a reflexão através da exposição de fatos ou relatos ocorridos no cotidiano dos personagens, criando assim uma conexão intimista ao se aproximar da realidade do leitor, além de instigar o senso crítico, a imaginação e a leitura de mundo. Dessa forma, introduzi-lo como instrumento de ensino, pode contribuir para o aprimoramento da leitura e escrita. Em razão disso, o presente estudo visa expor uma proposta de Sequência Didática (SD) a partir dos estudos de Dolz, Noverraz e Schneuwly, com o gênero discursivo crônica direcionado para uma turma de 5° ano do fundamental a fim de estimular a construção de sentidos a partir da corrente teórica do interacionismo sociodiscursivo. A SD busca direcionar o(a) aluno a conhecer o gênero, bem como estimular a leitura e escrita. Trata-se de uma pesquisa com caráter bibliográfico com base nos documentos norteadores da Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018) e nos Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa - PCN (1998), além das concepções de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Koch e Elias (2006), Silva (1999) e Magda Soares (2019). Espera-se que através dessa proposição pedagógica possa desenvolver e aprimorar o gosto pela leitura através de uma aprendizagem significativa que vise para além do conhecimento da estrutura do gênero, mas sobretudo sua função alinhado às práticas sociais dos(as) alunos(as).O gênero discursivo crônica é de fundamental importância no processo de letramento nas aulas de língua portuguesa, pois pauta-se na construção de sentidos atrav" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "6581c8adce660_19122023134533.PDF" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => "2023-12-19 13:45:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERIK EWERTON JOSÉ DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Erik E. J. da S" "autor_email" => "erikwerton@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE SANTISSIMA TRINDADE (FAST)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95897 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1639 "inscrito_id" => 10215 "titulo" => "GÊNEROS DISCURSIVOS NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM A CRÔNICA" "resumo" => "O gênero discursivo crônica é de fundamental importância no processo de letramento nas aulas de língua portuguesa, pois pauta-se na construção de sentidos através da correlação entre autor, texto e leitor. Tal gênero apresenta-se com um viés crítico que estimula a reflexão através da exposição de fatos ou relatos ocorridos no cotidiano dos personagens, criando assim uma conexão intimista ao se aproximar da realidade do leitor, além de instigar o senso crítico, a imaginação e a leitura de mundo. Dessa forma, introduzi-lo como instrumento de ensino, pode contribuir para o aprimoramento da leitura e escrita. Em razão disso, o presente estudo visa expor uma proposta de Sequência Didática (SD) a partir dos estudos de Dolz, Noverraz e Schneuwly, com o gênero discursivo crônica direcionado para uma turma de 5° ano do fundamental a fim de estimular a construção de sentidos a partir da corrente teórica do interacionismo sociodiscursivo. A SD busca direcionar o(a) aluno a conhecer o gênero, bem como estimular a leitura e escrita. Trata-se de uma pesquisa com caráter bibliográfico com base nos documentos norteadores da Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018) e nos Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa - PCN (1998), além das concepções de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Koch e Elias (2006), Silva (1999) e Magda Soares (2019). Espera-se que através dessa proposição pedagógica possa desenvolver e aprimorar o gosto pela leitura através de uma aprendizagem significativa que vise para além do conhecimento da estrutura do gênero, mas sobretudo sua função alinhado às práticas sociais dos(as) alunos(as).O gênero discursivo crônica é de fundamental importância no processo de letramento nas aulas de língua portuguesa, pois pauta-se na construção de sentidos atrav" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "6581c8adce660_19122023134533.PDF" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => "2023-12-19 13:45:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERIK EWERTON JOSÉ DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Erik E. J. da S" "autor_email" => "erikwerton@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE SANTISSIMA TRINDADE (FAST)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O gênero discursivo crônica é de fundamental importância no processo de letramento nas aulas de língua portuguesa, pois pauta-se na construção de sentidos através da correlação entre autor, texto e leitor. Tal gênero apresenta-se com um viés crítico que estimula a reflexão através da exposição de fatos ou relatos ocorridos no cotidiano dos personagens, criando assim uma conexão intimista ao se aproximar da realidade do leitor, além de instigar o senso crítico, a imaginação e a leitura de mundo. Dessa forma, introduzi-lo como instrumento de ensino, pode contribuir para o aprimoramento da leitura e escrita. Em razão disso, o presente estudo visa expor uma proposta de Sequência Didática (SD) a partir dos estudos de Dolz, Noverraz e Schneuwly, com o gênero discursivo crônica direcionado para uma turma de 5° ano do fundamental a fim de estimular a construção de sentidos a partir da corrente teórica do interacionismo sociodiscursivo. A SD busca direcionar o(a) aluno a conhecer o gênero, bem como estimular a leitura e escrita. Trata-se de uma pesquisa com caráter bibliográfico com base nos documentos norteadores da Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018) e nos Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa - PCN (1998), além das concepções de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Koch e Elias (2006), Silva (1999) e Magda Soares (2019). Espera-se que através dessa proposição pedagógica possa desenvolver e aprimorar o gosto pela leitura através de uma aprendizagem significativa que vise para além do conhecimento da estrutura do gênero, mas sobretudo sua função alinhado às práticas sociais dos(as) alunos(as).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.