Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GÊNEROS DISCURSIVOS NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM A CRÔNICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 15 - Ensino de línguas
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95897
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1639
    "inscrito_id" => 10215
    "titulo" => "GÊNEROS DISCURSIVOS NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM A CRÔNICA"
    "resumo" => "O gênero discursivo crônica é de fundamental importância no processo de letramento nas aulas de língua portuguesa, pois pauta-se na construção de sentidos através da correlação entre autor, texto e leitor. Tal gênero apresenta-se com um viés crítico que estimula a reflexão através da exposição de fatos ou relatos ocorridos no cotidiano dos personagens, criando assim uma conexão intimista ao se aproximar da realidade do leitor, além de instigar o senso crítico, a imaginação e a leitura de mundo. Dessa forma, introduzi-lo como instrumento de ensino, pode contribuir para o aprimoramento da leitura e escrita. Em razão disso, o presente estudo visa expor uma proposta de Sequência Didática (SD) a partir dos estudos de Dolz, Noverraz e Schneuwly, com o gênero discursivo crônica direcionado para uma turma de 5° ano do fundamental a fim de estimular a construção de sentidos a partir da corrente teórica do interacionismo sociodiscursivo. A SD busca direcionar o(a) aluno a conhecer o gênero, bem como estimular a leitura e escrita. Trata-se de uma pesquisa com caráter bibliográfico com base nos documentos norteadores da Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018) e nos Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa - PCN (1998), além das concepções de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Koch e Elias (2006), Silva (1999) e Magda Soares (2019). Espera-se que através dessa proposição pedagógica possa desenvolver e aprimorar o gosto pela leitura através de uma aprendizagem significativa que vise para além do conhecimento da estrutura do gênero, mas sobretudo sua função alinhado às práticas sociais dos(as) alunos(as)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "6581c8adce660_19122023134533.PDF"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => "2023-12-19 13:45:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ERIK EWERTON JOSÉ DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Erik E. J. da S"
    "autor_email" => "erikwerton@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE SANTISSIMA TRINDADE (FAST)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95897
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1639
    "inscrito_id" => 10215
    "titulo" => "GÊNEROS DISCURSIVOS NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM A CRÔNICA"
    "resumo" => "O gênero discursivo crônica é de fundamental importância no processo de letramento nas aulas de língua portuguesa, pois pauta-se na construção de sentidos através da correlação entre autor, texto e leitor. Tal gênero apresenta-se com um viés crítico que estimula a reflexão através da exposição de fatos ou relatos ocorridos no cotidiano dos personagens, criando assim uma conexão intimista ao se aproximar da realidade do leitor, além de instigar o senso crítico, a imaginação e a leitura de mundo. Dessa forma, introduzi-lo como instrumento de ensino, pode contribuir para o aprimoramento da leitura e escrita. Em razão disso, o presente estudo visa expor uma proposta de Sequência Didática (SD) a partir dos estudos de Dolz, Noverraz e Schneuwly, com o gênero discursivo crônica direcionado para uma turma de 5° ano do fundamental a fim de estimular a construção de sentidos a partir da corrente teórica do interacionismo sociodiscursivo. A SD busca direcionar o(a) aluno a conhecer o gênero, bem como estimular a leitura e escrita. Trata-se de uma pesquisa com caráter bibliográfico com base nos documentos norteadores da Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018) e nos Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa - PCN (1998), além das concepções de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Koch e Elias (2006), Silva (1999) e Magda Soares (2019). Espera-se que através dessa proposição pedagógica possa desenvolver e aprimorar o gosto pela leitura através de uma aprendizagem significativa que vise para além do conhecimento da estrutura do gênero, mas sobretudo sua função alinhado às práticas sociais dos(as) alunos(as)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "6581c8adce660_19122023134533.PDF"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => "2023-12-19 13:45:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ERIK EWERTON JOSÉ DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Erik E. J. da S"
    "autor_email" => "erikwerton@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE SANTISSIMA TRINDADE (FAST)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O gênero discursivo crônica é de fundamental importância no processo de letramento nas aulas de língua portuguesa, pois pauta-se na construção de sentidos através da correlação entre autor, texto e leitor. Tal gênero apresenta-se com um viés crítico que estimula a reflexão através da exposição de fatos ou relatos ocorridos no cotidiano dos personagens, criando assim uma conexão intimista ao se aproximar da realidade do leitor, além de instigar o senso crítico, a imaginação e a leitura de mundo. Dessa forma, introduzi-lo como instrumento de ensino, pode contribuir para o aprimoramento da leitura e escrita. Em razão disso, o presente estudo visa expor uma proposta de Sequência Didática (SD) a partir dos estudos de Dolz, Noverraz e Schneuwly, com o gênero discursivo crônica direcionado para uma turma de 5° ano do fundamental a fim de estimular a construção de sentidos a partir da corrente teórica do interacionismo sociodiscursivo. A SD busca direcionar o(a) aluno a conhecer o gênero, bem como estimular a leitura e escrita. Trata-se de uma pesquisa com caráter bibliográfico com base nos documentos norteadores da Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018) e nos Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa - PCN (1998), além das concepções de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Koch e Elias (2006), Silva (1999) e Magda Soares (2019). Espera-se que através dessa proposição pedagógica possa desenvolver e aprimorar o gosto pela leitura através de uma aprendizagem significativa que vise para além do conhecimento da estrutura do gênero, mas sobretudo sua função alinhado às práticas sociais dos(as) alunos(as).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.