O trabalho tem como objetivo geral fazer uma análise da educação e dos movimentos sociais voltados para a educação especial no que tange a formação dos professores para mediar seus conhecimentos com alunos autistas, e que muitos das vezes não são incluídos de forma participativa no ambiente escolar ou mesmo na sociedade. Para isso enfatiza uma abordagem de conceitos relacionados com a educação, formação docente e o desenvolvimento de um aluno crítico e participativo no meio social mais inclusivo. E tem como justificativa mostrar que atualmente, a educação especial está ligada aos movimentos sociais e que o aluno não pode mais ser considerado um ser passivo, desprovido de pensamentos, ideias e capacidades de intervenção social, e sim um construtor de conhecimentos múltiplos. A metodologia utilizada para realizada foi através de pesquisas em sites da internet e livros didáticos que relatam sobre o tema, uma pesquisa de campo com os professores de uma escola púbica aqui identificada como X, e utilizou um questionário com 4 perguntas sobre a educação especial no ambiente escolar. Sendo que, os resultados esperados que os professores precisam cada vez de qualificação e capacitação voltada para educação especial, onde os resultados mostraram que poucos professores têm habilidades para mediar os conhecimentos para alguns alunos com alguma deficiência, em especial, os alunos autistas que foi foco desta pesquisa.