O ensino de ciências contextualizado apresenta significados únicos para os estudantes quando os conceitos vistos dentro de sala de aula se ampliam para atitudes cotidianas e de impacto não só na vida dos estudantes, mas de toda a comunidade. Um destes temas de ensino consiste na separação de resíduos e para auxiliar neste processo de compreensão foi pensada uma ferramenta didática de baixo custo composta por 6 caixas de papelão que lembram em cores e escritas as lixeiras dos resíduos orgânico, plástico, papel, vidro, metal e rejeito e objetos do cotidiano para separação. Deste modo o objetivo desta ferramenta é auxiliar no ensino da separação de resíduos utilizando objetos do cotidiano. Como metodologia a ferramenta possui três níveis de separação de resíduos, o primeiro consiste em objetos que são formados apenas do material indicado nas lixeiras, o segundo nível são objetos que precisam ser separados antes de destiná-los às lixeiras ou estão sujos e o terceiro nível são papéis onde estão escritos os objetos a serem separados. Esta ferramenta foi aplicada em feiras pedagógicas como material de interação com o público gerando diversos momentos de interação com estudantes das mais variadas idades, familiares e docentes de diversos componentes que identificaram na ferramenta ações a serem modificadas no seu cotidiano. A partir desta interação do público com a ferramenta, propôs-se a criação de uma versão menor acompanhada de um roteiro para ser disponibilizada às escolas da região como ferramenta de auxílio no ensino deste conteúdo. Por fim, esta ferramenta se torna um recurso versátil e extremamente importante para o ensino da separação de resíduos, instigando ações cotidianas e desenvolvendo habilidades para modificar atitudes em relação ao meio ambiente, contribuindo assim para a formação de cidadãos críticos e ambientalmente responsáveis.