As estratégias educacionais são métodos organizados em sequência que buscam facilitar o processo de ensino. Em rompimento dos moldes tradicionais da educação, onde a participação ativa do aluno não é evidenciada, as estratégias educacionais surgem como aporte para o desenvolvimento de uma educação crítica. O objetivo deste trabalho foi evidenciar a importância das estratégias educacionais no desenvolvimento de metodologias ativas que proporcionem a aprendizagem crítica na escola. Este trabalho desenvolveu-se em parceria entre o Projeto de Extensão Educomunicação Socioambiental (EDUCOM) vinculado a PROEXC-UFPE com a Escola Estadual José Vilela, localizada no bairro Parnamirim em Recife-PE, com educandos do 2º ano do Ensino Médio. Para isso, aplicou-se uma sequência didática com as temáticas: “Urbanização, Impactos Ambientais e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS", conteúdos presentes no itinerário formativo em EA. As estratégias educacionais foram organizadas através de uma sequência didática para três encontros, no primeiro foi realizada uma atividade na qual a turma construiu mapas mentais com palavras que remetem a urbanização e impactos ambientais, houve também a aula expositiva sobre a urbanização e impactos ambientais a partir do que foi construído pelos alunos nos mapas. Após essa etapa houve uma dinâmica “ Conhecendo o Meu Bairro”, na qual os estudantes ficaram livres para escrever o que remete ao seu bairro. Para realização do produto final, a turma foi orientada no segundo encontro a construir um roteiro de produção de vídeos que seriam gravados em seus locais de vivência, relacionando o processo de urbanização com os impactos ambientais abordando um dos 17 ODS de acordo com tema escolhido. A apresentação final dos vídeos foi realizada em uma culminância, a sequência didática aplicada proporcionou a autonomia, resgatando conhecimento e experiências dos alunos, possibilitando a aproximação com as tecnologias educacionais que contribuíram na construção de uma consciência crítica ambiental.