Este artigo objetiva discutir a importância do Estado do Conhecimento (EC) para produção de pesquisas acadêmicas, a partir da análise qualitativa de pesquisas relacionadas ao campo da Arte/Educação, abordando as etapas que constituem a referida metodologia. O Estado do Conhecimento (EC) consiste em um estudo bibliográfico que é caracterizado como uma ferramenta essencial para a compreensão da evolução do conhecimento em determinada área. A metodologia empregada, fundamentada em Morosini et al (2021), envolve três etapas que são interligadas e progressivas, sendo elas: a Bibliografia Anotada, a Bibliografia Sistematizada e a Bibliografia Categorizada. Essas etapas possibilitam ter um panorama das produções acadêmicas, identificando as lacunas, as tendências e possíveis direções para futuras investigações. Para alcançar o objetivo, o estudo focou nas dissertações e teses indexadas no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, no período de 2015 a 2022. Dentre as 33 pesquisas encontradas, foram aplicados critérios de inclusão e exclusão de trabalhos para análise dos estudos. Os resultados da análise apontam para a existência de duas produções acadêmicas que se debruçaram em desenvolver um Estado do Conhecimento relacionado ao campo da Arte e seu ensino. Diante desse resultando quantitativo, o nosso estudo destaca a necessidade de ampliar o número de pesquisas sobre a temática, com o intuito de contribuir com o desenvolvimento de estudos relacionados ao EC e ao campo da Arte/Educação.