Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ABORDAGEM INVESTIGATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS - UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL PARA ENSINO FUNDAMENTAL

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O ensino de ciências engloba o levantamento de hipóteses, suas análises e representações; dentre outras características que estão destacadas na Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Visando atender essas especificidades, propomos uma atividade experimental investigativa, elaborada no contexto das Sequências de Ensino Investigativas – SEI, como propostas por Sasseron e Carvalho (2011). De acordo com as concepções da SEI, o professor deve conduzir o processo de ensino e aprendizagem, iniciando a proposição de um problema que será solucionado pelos estudantes, a partir do levantamento de hipóteses, investigação e discussão sob a orientação do professor. Nas SEI, os saberes advindos da carga vivencial do estudante podem ser remodelados a partir de conceitos científicos, que uma vez apreendidos, percorrem toda uma construção de Alfabetização Científica individual. Tendo conhecimento que os aspectos conceituais das SEI abrangem as diretrizes da BNCC, a fim de trabalhar a Unidade Temática de Matéria e Energia juntamente com os conceitos da eletricidade estática, desenvolvemos uma proposta de ensino para uma turma de quinto ano do Ensino Fundamental, intitulada “Movendo os objetos”. Esta, é dividida em cinco momentos, sendo o primeiro constituído pela a apresentação do problema motivador: Como mover os objetos que estão dentro da caixa sem encostar ou soprar? O segundo momento é formado a partir do levantamento inicial de hipóteses, é neste instante que os alunos terão o contato inicial com a experimentação; decorrendo o terceiro momento, no qual as hipóteses, tentativas de solucionar e a própria solução da questão são encontradas, também nesse momento, o professor apresenta a conceituação científica, explicando o que ocasionou aquele fenômeno, finalizando com o quarto momento, onde é solicitado uma atividade avaliativa individual. Dessa forma, os estudantes são conduzidos na resolução do problema, compreendendo os conceitos nele apresentados, sendo envolvidos no processo de alfabetização científica desde a infância.

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