Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ABORDAGEM INVESTIGATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS - UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL PARA ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
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De acordo com as concepções da SEI, o professor deve conduzir o processo de ensino e aprendizagem, iniciando a proposição de um problema que será solucionado pelos estudantes, a partir do levantamento de hipóteses, investigação e discussão sob a orientação do professor. Nas SEI, os saberes advindos da carga vivencial do estudante podem ser remodelados a partir de conceitos científicos, que uma vez apreendidos, percorrem toda uma construção de Alfabetização Científica individual. Tendo conhecimento que os aspectos conceituais das SEI abrangem as diretrizes da BNCC, a fim de trabalhar a Unidade Temática de Matéria e Energia juntamente com os conceitos da eletricidade estática, desenvolvemos uma proposta de ensino para uma turma de quinto ano do Ensino Fundamental, intitulada “Movendo os objetos”. Esta, é dividida em cinco momentos, sendo o primeiro constituído pela a apresentação do problema motivador: Como mover os objetos que estão dentro da caixa sem encostar ou soprar? O segundo momento é formado a partir do levantamento inicial de hipóteses, é neste instante que os alunos terão o contato inicial com a experimentação; decorrendo o terceiro momento, no qual as hipóteses, tentativas de solucionar e a própria solução da questão são encontradas, também nesse momento, o professor apresenta a conceituação científica, explicando o que ocasionou aquele fenômeno, finalizando com o quarto momento, onde é solicitado uma atividade avaliativa individual. Dessa forma, os estudantes são conduzidos na resolução do problema, compreendendo os conceitos nele apresentados, sendo envolvidos no processo de alfabetização científica desde a infância.O ensino de ciências engloba o levantamento de hipóteses, suas análises e representações; dentre outras características que estão destacadas na Base Nacional Co" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID10144_TB8843_21082023182746.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAQUELINE KELLY NÓBREGA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "JAQUELINE" "autor_email" => "nobregakelly30@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101140 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8843 "inscrito_id" => 10144 "titulo" => "ABORDAGEM INVESTIGATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS - UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL PARA ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O ensino de ciências engloba o levantamento de hipóteses, suas análises e representações; dentre outras características que estão destacadas na Base Nacional Comum Curricular - BNCC. 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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O ensino de ciências engloba o levantamento de hipóteses, suas análises e representações; dentre outras características que estão destacadas na Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Visando atender essas especificidades, propomos uma atividade experimental investigativa, elaborada no contexto das Sequências de Ensino Investigativas – SEI, como propostas por Sasseron e Carvalho (2011). De acordo com as concepções da SEI, o professor deve conduzir o processo de ensino e aprendizagem, iniciando a proposição de um problema que será solucionado pelos estudantes, a partir do levantamento de hipóteses, investigação e discussão sob a orientação do professor. Nas SEI, os saberes advindos da carga vivencial do estudante podem ser remodelados a partir de conceitos científicos, que uma vez apreendidos, percorrem toda uma construção de Alfabetização Científica individual. Tendo conhecimento que os aspectos conceituais das SEI abrangem as diretrizes da BNCC, a fim de trabalhar a Unidade Temática de Matéria e Energia juntamente com os conceitos da eletricidade estática, desenvolvemos uma proposta de ensino para uma turma de quinto ano do Ensino Fundamental, intitulada “Movendo os objetos”. Esta, é dividida em cinco momentos, sendo o primeiro constituído pela a apresentação do problema motivador: Como mover os objetos que estão dentro da caixa sem encostar ou soprar? O segundo momento é formado a partir do levantamento inicial de hipóteses, é neste instante que os alunos terão o contato inicial com a experimentação; decorrendo o terceiro momento, no qual as hipóteses, tentativas de solucionar e a própria solução da questão são encontradas, também nesse momento, o professor apresenta a conceituação científica, explicando o que ocasionou aquele fenômeno, finalizando com o quarto momento, onde é solicitado uma atividade avaliativa individual. Dessa forma, os estudantes são conduzidos na resolução do problema, compreendendo os conceitos nele apresentados, sendo envolvidos no processo de alfabetização científica desde a infância.

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