Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

USO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA PARA ABORDAR A HOMEOSTASE EM UMA ESCOLA PÚBLICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
0 of 0
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98752 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5407 "inscrito_id" => 736 "titulo" => "USO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA PARA ABORDAR A HOMEOSTASE EM UMA ESCOLA PÚBLICA" "resumo" => "No ensino de Biologia o professor deve ser estimulado a desenvolver estratégias pedagógicas que possibilite o aprendizado a partir das demandas da sociedade contemporânea, voltada para enfrentar os desafios e formar o cidadão. Nesse sentido, pretendendo estimular o pensamento crítico, o ensino por investigação se propõe a incentivar o questionamento, o planejamento e a busca de evidências assim como a divulgação das mesmas, conduzindo os discentes à alfabetização científica. Portanto, esse estudo tem por objetivo relatar a experiência de ensino-aprendizagem vivenciada durante a aplicação de uma sequência didática com abordagem investigativa para trabalhar a homeostase utilizando como contexto a glicemia. Foi realizado em uma turma de segundo ano do ensino médio da EEM Professor Gabriel Epifânio dos Reis, localizada em Icapuí-Ce. Os alunos foram organizados em grupos para realizar as atividades propostas. Partindo dos conhecimentos prévios os alunos foram estimulados a discutir sobre as variações da glicemia em condições sem e com patologia e de que forma o organismo mantém-se constante através da homeostase. Observou-se que os grupos foram capazes de resolver as situações problemas apresentadas nas questões, complementando e reorganizando grande parte dos conhecimentos prévios. A opinião dos alunos em relação a aprendizagem do tema a partir da sequência de ensino foi positiva.No ensino de Biologia o professor deve ser estimulado a desenvolver estratégias pedagógicas que possibilite o aprendizado a partir das demandas da sociedade con" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID736_TB5407_04102023220740.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMANUELLE MENDES DE SOUSA DANIEL" "autor_nome_curto" => "EMANUELLE" "autor_email" => "emanuellemmsd@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98752 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5407 "inscrito_id" => 736 "titulo" => "USO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA PARA ABORDAR A HOMEOSTASE EM UMA ESCOLA PÚBLICA" "resumo" => "No ensino de Biologia o professor deve ser estimulado a desenvolver estratégias pedagógicas que possibilite o aprendizado a partir das demandas da sociedade contemporânea, voltada para enfrentar os desafios e formar o cidadão. Nesse sentido, pretendendo estimular o pensamento crítico, o ensino por investigação se propõe a incentivar o questionamento, o planejamento e a busca de evidências assim como a divulgação das mesmas, conduzindo os discentes à alfabetização científica. Portanto, esse estudo tem por objetivo relatar a experiência de ensino-aprendizagem vivenciada durante a aplicação de uma sequência didática com abordagem investigativa para trabalhar a homeostase utilizando como contexto a glicemia. Foi realizado em uma turma de segundo ano do ensino médio da EEM Professor Gabriel Epifânio dos Reis, localizada em Icapuí-Ce. Os alunos foram organizados em grupos para realizar as atividades propostas. Partindo dos conhecimentos prévios os alunos foram estimulados a discutir sobre as variações da glicemia em condições sem e com patologia e de que forma o organismo mantém-se constante através da homeostase. Observou-se que os grupos foram capazes de resolver as situações problemas apresentadas nas questões, complementando e reorganizando grande parte dos conhecimentos prévios. A opinião dos alunos em relação a aprendizagem do tema a partir da sequência de ensino foi positiva.No ensino de Biologia o professor deve ser estimulado a desenvolver estratégias pedagógicas que possibilite o aprendizado a partir das demandas da sociedade con" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID736_TB5407_04102023220740.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMANUELLE MENDES DE SOUSA DANIEL" "autor_nome_curto" => "EMANUELLE" "autor_email" => "emanuellemmsd@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

No ensino de Biologia o professor deve ser estimulado a desenvolver estratégias pedagógicas que possibilite o aprendizado a partir das demandas da sociedade contemporânea, voltada para enfrentar os desafios e formar o cidadão. Nesse sentido, pretendendo estimular o pensamento crítico, o ensino por investigação se propõe a incentivar o questionamento, o planejamento e a busca de evidências assim como a divulgação das mesmas, conduzindo os discentes à alfabetização científica. Portanto, esse estudo tem por objetivo relatar a experiência de ensino-aprendizagem vivenciada durante a aplicação de uma sequência didática com abordagem investigativa para trabalhar a homeostase utilizando como contexto a glicemia. Foi realizado em uma turma de segundo ano do ensino médio da EEM Professor Gabriel Epifânio dos Reis, localizada em Icapuí-Ce. Os alunos foram organizados em grupos para realizar as atividades propostas. Partindo dos conhecimentos prévios os alunos foram estimulados a discutir sobre as variações da glicemia em condições sem e com patologia e de que forma o organismo mantém-se constante através da homeostase. Observou-se que os grupos foram capazes de resolver as situações problemas apresentadas nas questões, complementando e reorganizando grande parte dos conhecimentos prévios. A opinião dos alunos em relação a aprendizagem do tema a partir da sequência de ensino foi positiva.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.