Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE FRAÇÕES SOB A PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM ESTUDO DE CASO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100682
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8093
    "inscrito_id" => 21524
    "titulo" => "ENSINO DE FRAÇÕES SOB A PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM ESTUDO DE CASO"
    "resumo" => "O ensino de matemática, em especial o tema de frações, tem sido frequentemente desafiador para alunos e professores. Frações são conceitos abstratos que requerem compreensão sólida para sua aplicação adequada em distintos contextos. Neste estudo, relatamos uma experiência no ensino de frações em uma turma dos anos finais do Ensino Fundamental em uma escola da rede municipal em Fortaleza (CE), baseada na perspectiva da aprendizagem significativa. O estudo de caso adotou uma abordagem do tipo qualitativa. O objetivo foi: estimular a compreensão de frações, empregando recursos concretos e tecnológicos. Para coleta de dados, utilizamos os resultados de desempenho dos alunos em atividades práticas e uma avaliação escrita, além de observação participante. Os resultados obtidos indicaram que o ensino de frações sob a perspectiva da aprendizagem significativa teve um impacto positivo na compreensão dos estudantes sobre esse tema. Ressalta-se, portanto, a importância do uso diversificado de recursos, tanto concretos quanto tecnológicos, no ensino de matemática, como um meio efetivo para promover uma melhoria significativa no processo de ensino-aprendizagem. De forma geral, a aprendizagem significativa se apresenta como uma abordagem pedagógica capaz de facilitar a compreensão dos alunos em relação a conteúdos matemáticos. Por fim, espera-se que essa experiência possa inspirar outros educadores a adotarem práticas inovadoras que busquem aprimorar o ensino de matemática e favorecer o desenvolvimento de habilidades dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID21524_TB8093_06112023222114.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO CLEUTON DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "FRANCISCO"
    "autor_email" => "cleutonaraujo86@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100682
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8093
    "inscrito_id" => 21524
    "titulo" => "ENSINO DE FRAÇÕES SOB A PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM ESTUDO DE CASO"
    "resumo" => "O ensino de matemática, em especial o tema de frações, tem sido frequentemente desafiador para alunos e professores. Frações são conceitos abstratos que requerem compreensão sólida para sua aplicação adequada em distintos contextos. Neste estudo, relatamos uma experiência no ensino de frações em uma turma dos anos finais do Ensino Fundamental em uma escola da rede municipal em Fortaleza (CE), baseada na perspectiva da aprendizagem significativa. O estudo de caso adotou uma abordagem do tipo qualitativa. O objetivo foi: estimular a compreensão de frações, empregando recursos concretos e tecnológicos. Para coleta de dados, utilizamos os resultados de desempenho dos alunos em atividades práticas e uma avaliação escrita, além de observação participante. Os resultados obtidos indicaram que o ensino de frações sob a perspectiva da aprendizagem significativa teve um impacto positivo na compreensão dos estudantes sobre esse tema. Ressalta-se, portanto, a importância do uso diversificado de recursos, tanto concretos quanto tecnológicos, no ensino de matemática, como um meio efetivo para promover uma melhoria significativa no processo de ensino-aprendizagem. De forma geral, a aprendizagem significativa se apresenta como uma abordagem pedagógica capaz de facilitar a compreensão dos alunos em relação a conteúdos matemáticos. Por fim, espera-se que essa experiência possa inspirar outros educadores a adotarem práticas inovadoras que busquem aprimorar o ensino de matemática e favorecer o desenvolvimento de habilidades dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID21524_TB8093_06112023222114.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO CLEUTON DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "FRANCISCO"
    "autor_email" => "cleutonaraujo86@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O ensino de matemática, em especial o tema de frações, tem sido frequentemente desafiador para alunos e professores. Frações são conceitos abstratos que requerem compreensão sólida para sua aplicação adequada em distintos contextos. Neste estudo, relatamos uma experiência no ensino de frações em uma turma dos anos finais do Ensino Fundamental em uma escola da rede municipal em Fortaleza (CE), baseada na perspectiva da aprendizagem significativa. O estudo de caso adotou uma abordagem do tipo qualitativa. O objetivo foi: estimular a compreensão de frações, empregando recursos concretos e tecnológicos. Para coleta de dados, utilizamos os resultados de desempenho dos alunos em atividades práticas e uma avaliação escrita, além de observação participante. Os resultados obtidos indicaram que o ensino de frações sob a perspectiva da aprendizagem significativa teve um impacto positivo na compreensão dos estudantes sobre esse tema. Ressalta-se, portanto, a importância do uso diversificado de recursos, tanto concretos quanto tecnológicos, no ensino de matemática, como um meio efetivo para promover uma melhoria significativa no processo de ensino-aprendizagem. De forma geral, a aprendizagem significativa se apresenta como uma abordagem pedagógica capaz de facilitar a compreensão dos alunos em relação a conteúdos matemáticos. Por fim, espera-se que essa experiência possa inspirar outros educadores a adotarem práticas inovadoras que busquem aprimorar o ensino de matemática e favorecer o desenvolvimento de habilidades dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.