Introduzimos neste resumo a experiência como professor da disciplina: Literatura Surda durante o estágio supervisionado na escola especial e inclusiva da cidade de Natal do Rio Grande do Norte. O objetivo deste é descrever as informações coletadas durante a dialógica e seus resultados sobre a Literatura Surda na pesquisa de campo no intuito de agregar mais informações das próprias práticas pedagógicas na disciplina de Literatura Surda e dos que tiverem acesso a este trabalho. Como referencial teórico utilizamos os autores Quadros (1997, 2000, 2004), Goldfeld (2002), Ferreira Brito (1995), Mourão (2011) e Hessel (2003). Para tanto, a metodologia de trabalho optou-se, a princípio, por uma pesquisa bibliográfica através de sites, artigos e livros que embasam, experiência empírica durante o Estágio Supervisionado dos pesquisadores e da pesquisa qualitativa (GIL, 1010) em questão. O resultado final foi realizado a avaliação da compreensão e das respostas sucedidas dos alunos surdos através de conhecimento adquirido e da habilidade e competência no ensino-aprendizagem.