É crescente o número de resíduos que vêm se acumulando ao longo dos anos e mesmo com as diferentes formas de tratamento que vem se empregando o acúmulo de resíduos ainda é um grande problema para a sociedade global. Através do exposto, este trabalho teve por objetivo, propor o desenvolvimento de uma atividade com os alunos do 2º ano do ensino médio, de uma escola da rede Estadual de ensino em Parnaíba-Piauí, com a construção de personagens e cartazes a partir de materiais reutilizados e a produção de histórias como estratégia de atividade que além de estimular a criatividade e escrita dos alunos, possa expressar em uma linguagem diferente da linguagem científica, a compreensão da importância da conscientização e preservação ambiental. Em primeiro momento, por meio de roda de conversa foi abordado a temática dos impactos ambientais e a geração de lixo doméstico, em dois momentos seguintes foram realizadas oficinas para confecção dos personagens e cartazes pelos alunos, ao decorrer da realização das oficinas, os próprios alunos foram levantando questões sobre desmatamento, queimadas, alagamentos e apresentando as dúvidas e compartilhando entre eles e com as mediadoras da atividade, pontos de vista, opiniões acerca dos temas levantados, sendo possível notar que houve de fato um interesse e busca para se entender sobre esses impactos que o homem inflige ao meio ambiente. Propostas de educação ambiental se perfazem de forma inerente ao ensino de biologia, desenvolver a autonomia, criatividade e o senso de agente construtor de conhecimento nos alunos é inquestionavelmente relevante tanto para a formação educacional como para a formação social dos alunos, além de desenvolver questões tidas como “científicas” em linguagem em que estes se sintam pertencentes, exercendo a autonomia de pensamento e desenvolvendo senso crítico e científico.