EDUCAR PARA CONSCIENTIZAR: O USO DE LIXO DOMÉSTICO PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100315 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7488 "inscrito_id" => 20598 "titulo" => "EDUCAR PARA CONSCIENTIZAR: O USO DE LIXO DOMÉSTICO PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "resumo" => "É crescente o número de resíduos que vêm se acumulando ao longo dos anos e mesmo com as diferentes formas de tratamento que vem se empregando o acúmulo de resíduos ainda é um grande problema para a sociedade global. Através do exposto, este trabalho teve por objetivo, propor o desenvolvimento de uma atividade com os alunos do 2º ano do ensino médio, de uma escola da rede Estadual de ensino em Parnaíba-Piauí, com a construção de personagens e cartazes a partir de materiais reutilizados e a produção de histórias como estratégia de atividade que além de estimular a criatividade e escrita dos alunos, possa expressar em uma linguagem diferente da linguagem científica, a compreensão da importância da conscientização e preservação ambiental. Em primeiro momento, por meio de roda de conversa foi abordado a temática dos impactos ambientais e a geração de lixo doméstico, em dois momentos seguintes foram realizadas oficinas para confecção dos personagens e cartazes pelos alunos, ao decorrer da realização das oficinas, os próprios alunos foram levantando questões sobre desmatamento, queimadas, alagamentos e apresentando as dúvidas e compartilhando entre eles e com as mediadoras da atividade, pontos de vista, opiniões acerca dos temas levantados, sendo possível notar que houve de fato um interesse e busca para se entender sobre esses impactos que o homem inflige ao meio ambiente. Propostas de educação ambiental se perfazem de forma inerente ao ensino de biologia, desenvolver a autonomia, criatividade e o senso de agente construtor de conhecimento nos alunos é inquestionavelmente relevante tanto para a formação educacional como para a formação social dos alunos, além de desenvolver questões tidas como “científicas” em linguagem em que estes se sintam pertencentes, exercendo a autonomia de pensamento e desenvolvendo senso crítico e científico." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID20598_TB7488_30112023114854.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA CARVALHO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JULIANA" "autor_email" => "julianacarvallho@ufpi.edu" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA (UFDPAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100315 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7488 "inscrito_id" => 20598 "titulo" => "EDUCAR PARA CONSCIENTIZAR: O USO DE LIXO DOMÉSTICO PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "resumo" => "É crescente o número de resíduos que vêm se acumulando ao longo dos anos e mesmo com as diferentes formas de tratamento que vem se empregando o acúmulo de resíduos ainda é um grande problema para a sociedade global. Através do exposto, este trabalho teve por objetivo, propor o desenvolvimento de uma atividade com os alunos do 2º ano do ensino médio, de uma escola da rede Estadual de ensino em Parnaíba-Piauí, com a construção de personagens e cartazes a partir de materiais reutilizados e a produção de histórias como estratégia de atividade que além de estimular a criatividade e escrita dos alunos, possa expressar em uma linguagem diferente da linguagem científica, a compreensão da importância da conscientização e preservação ambiental. Em primeiro momento, por meio de roda de conversa foi abordado a temática dos impactos ambientais e a geração de lixo doméstico, em dois momentos seguintes foram realizadas oficinas para confecção dos personagens e cartazes pelos alunos, ao decorrer da realização das oficinas, os próprios alunos foram levantando questões sobre desmatamento, queimadas, alagamentos e apresentando as dúvidas e compartilhando entre eles e com as mediadoras da atividade, pontos de vista, opiniões acerca dos temas levantados, sendo possível notar que houve de fato um interesse e busca para se entender sobre esses impactos que o homem inflige ao meio ambiente. Propostas de educação ambiental se perfazem de forma inerente ao ensino de biologia, desenvolver a autonomia, criatividade e o senso de agente construtor de conhecimento nos alunos é inquestionavelmente relevante tanto para a formação educacional como para a formação social dos alunos, além de desenvolver questões tidas como “científicas” em linguagem em que estes se sintam pertencentes, exercendo a autonomia de pensamento e desenvolvendo senso crítico e científico." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID20598_TB7488_30112023114854.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA CARVALHO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JULIANA" "autor_email" => "julianacarvallho@ufpi.edu" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA (UFDPAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }