Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAR PARA CONSCIENTIZAR: O USO DE LIXO DOMÉSTICO PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100315
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7488
    "inscrito_id" => 20598
    "titulo" => "EDUCAR PARA CONSCIENTIZAR: O USO DE LIXO DOMÉSTICO PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "resumo" => "É crescente o número de resíduos que vêm se acumulando ao longo dos anos e mesmo com as diferentes formas de tratamento que vem se empregando o acúmulo de resíduos ainda é um grande problema para a sociedade global. Através do exposto, este trabalho teve por objetivo, propor o desenvolvimento de uma atividade com os alunos do 2º ano do ensino médio, de uma escola da rede Estadual de ensino em Parnaíba-Piauí, com a construção de personagens e cartazes a partir de materiais reutilizados e a produção de histórias como estratégia de atividade que além de estimular a criatividade e escrita dos alunos, possa expressar em uma linguagem diferente da linguagem científica, a compreensão da importância da conscientização e preservação ambiental. Em primeiro momento, por meio de roda de conversa foi abordado a temática dos impactos ambientais e a geração de lixo doméstico, em dois momentos seguintes foram realizadas oficinas para confecção dos personagens e cartazes pelos alunos, ao decorrer da realização das oficinas, os próprios alunos foram levantando questões sobre desmatamento, queimadas, alagamentos e apresentando as dúvidas e compartilhando entre eles e com as mediadoras da atividade, pontos de vista, opiniões acerca dos temas levantados, sendo possível notar que houve de fato um interesse e busca para se entender sobre esses impactos que o homem inflige ao meio ambiente. Propostas de educação ambiental se perfazem de forma inerente ao ensino de biologia, desenvolver a autonomia, criatividade e o senso de agente construtor de conhecimento nos alunos é inquestionavelmente relevante tanto para a formação educacional como para a formação social dos alunos, além de desenvolver questões tidas como “científicas” em linguagem em que estes se sintam pertencentes, exercendo a autonomia de pensamento e desenvolvendo senso crítico e científico."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID20598_TB7488_30112023114854.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA CARVALHO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA"
    "autor_email" => "julianacarvallho@ufpi.edu"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA (UFDPAR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100315
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7488
    "inscrito_id" => 20598
    "titulo" => "EDUCAR PARA CONSCIENTIZAR: O USO DE LIXO DOMÉSTICO PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "resumo" => "É crescente o número de resíduos que vêm se acumulando ao longo dos anos e mesmo com as diferentes formas de tratamento que vem se empregando o acúmulo de resíduos ainda é um grande problema para a sociedade global. Através do exposto, este trabalho teve por objetivo, propor o desenvolvimento de uma atividade com os alunos do 2º ano do ensino médio, de uma escola da rede Estadual de ensino em Parnaíba-Piauí, com a construção de personagens e cartazes a partir de materiais reutilizados e a produção de histórias como estratégia de atividade que além de estimular a criatividade e escrita dos alunos, possa expressar em uma linguagem diferente da linguagem científica, a compreensão da importância da conscientização e preservação ambiental. Em primeiro momento, por meio de roda de conversa foi abordado a temática dos impactos ambientais e a geração de lixo doméstico, em dois momentos seguintes foram realizadas oficinas para confecção dos personagens e cartazes pelos alunos, ao decorrer da realização das oficinas, os próprios alunos foram levantando questões sobre desmatamento, queimadas, alagamentos e apresentando as dúvidas e compartilhando entre eles e com as mediadoras da atividade, pontos de vista, opiniões acerca dos temas levantados, sendo possível notar que houve de fato um interesse e busca para se entender sobre esses impactos que o homem inflige ao meio ambiente. Propostas de educação ambiental se perfazem de forma inerente ao ensino de biologia, desenvolver a autonomia, criatividade e o senso de agente construtor de conhecimento nos alunos é inquestionavelmente relevante tanto para a formação educacional como para a formação social dos alunos, além de desenvolver questões tidas como “científicas” em linguagem em que estes se sintam pertencentes, exercendo a autonomia de pensamento e desenvolvendo senso crítico e científico."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID20598_TB7488_30112023114854.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA CARVALHO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA"
    "autor_email" => "julianacarvallho@ufpi.edu"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA (UFDPAR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

É crescente o número de resíduos que vêm se acumulando ao longo dos anos e mesmo com as diferentes formas de tratamento que vem se empregando o acúmulo de resíduos ainda é um grande problema para a sociedade global. Através do exposto, este trabalho teve por objetivo, propor o desenvolvimento de uma atividade com os alunos do 2º ano do ensino médio, de uma escola da rede Estadual de ensino em Parnaíba-Piauí, com a construção de personagens e cartazes a partir de materiais reutilizados e a produção de histórias como estratégia de atividade que além de estimular a criatividade e escrita dos alunos, possa expressar em uma linguagem diferente da linguagem científica, a compreensão da importância da conscientização e preservação ambiental. Em primeiro momento, por meio de roda de conversa foi abordado a temática dos impactos ambientais e a geração de lixo doméstico, em dois momentos seguintes foram realizadas oficinas para confecção dos personagens e cartazes pelos alunos, ao decorrer da realização das oficinas, os próprios alunos foram levantando questões sobre desmatamento, queimadas, alagamentos e apresentando as dúvidas e compartilhando entre eles e com as mediadoras da atividade, pontos de vista, opiniões acerca dos temas levantados, sendo possível notar que houve de fato um interesse e busca para se entender sobre esses impactos que o homem inflige ao meio ambiente. Propostas de educação ambiental se perfazem de forma inerente ao ensino de biologia, desenvolver a autonomia, criatividade e o senso de agente construtor de conhecimento nos alunos é inquestionavelmente relevante tanto para a formação educacional como para a formação social dos alunos, além de desenvolver questões tidas como “científicas” em linguagem em que estes se sintam pertencentes, exercendo a autonomia de pensamento e desenvolvendo senso crítico e científico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.