VIEIRA, Camila Mugnai et al.. Avaliação de níveis de empatia entre estudantes de medicina. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/101127>. Acesso em: 23/12/2024 01:15
A empatia é um dos elementos humanísticos mais estudados na atualidade, sendo essencial para o profissionalismo médico, tendo também influência nos resultados clínicos. Ela é a essência da relação médico-paciente, pautada na escuta, vínculo e comunicação. Apesar de sua importância, o desenvolvimento da Empatia na Educação Médica ainda é desafiador. As pesquisas evidenciam uma tendência à diminuição da empatia dos estudantes ao longo do curso de graduação em medicina. Esta pesquisa teve o objetivo de avaliar a empatia de estudantes de diferentes períodos de um curso médico de uma faculdade pública do interior paulista. Participaram 107 estudantes de medicina, 29 do primeiro ano, 36 do quarto e 42 do sexto. Foram utilizadas, por meio do Google Forms, escalas autoaplicáveis para Avaliação da Empatia (Inventário de Empatia; Escala Multidimensional de Reatividade Interpessoal e Escala Jefferson de Empatia - versão para estudantes de medicina) e um questionário sociodemográfico. A análise de dados deu-se por meio da atribuição de escores individuais, cálculos das medidas de variação, dispersão e medianas e cálculos estatísticos para análise da relação entre a empatia e as variáveis sociodemográficas. Os resultados indicaram que nesta faculdade, a empatia não difere entre os estudantes do começo, meio e final do curso, exceto no aspecto afetivo, tendo estudantes do sexto ano indicado escores inferiores em relação aos demais. Os estudantes com melhor qualidade de vida mostraram-se mais empáticos. A empatia também foi diferente de acordo com área da especialidade médica escolhida pelos estudantes, sendo menor entre aqueles da área hospitalar do que das áreas ambulatoriais e atenção primária. Espera-se com os resultados ampliar a compreensão da empatia na formação médica e sua relação com outras variáveis, subsidiando intervenções mais eficazes, que visem à formação de futuros médicos mais integralmente competentes e humanizados.