O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) busca aproximar os discentes do curso de graduação das escolas de Educação Básica para possibilitar a troca de experiências e práticas pedagógicas através do contato com profissionais Educação Básica. O subnúcleo do Curso de Pedagogia do ICSEZ tem como área de atuação a alfabetização e como campo, as escolas municipais e estaduais que atendem educação infantil e/ou anos iniciais do Ensino Fundamental. Assim, o presente trabalho tem como objetivo discorrer acerca das vivências, observações e relatos dos pibidianos do Curso de Pedagogia do ICSEZ/UFAM numa escola-campo da rede municipal de Parintins, apresentar a caracterização e os processos pedagógicos da escola-campo e analisar a contribuição do PIBID na formação dos discentes do Curso de Pedagogia/ICSEZ/UFAM. Na escola, os Pidianos são supervisionados por uma professora e cumprem uma carga horária semanal de 8h, nas turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. O relato ancora-se numa abordagem qualitativa, por abordar contextos do cotidiano, vivências e fatos sociais, utilizou-se ainda de estudos da da Base Nacional Comum Curricular, do Referencial Curricular Amazonense e livros e artigos de Soares (2011). Como coleta de dados foi utilizado a observação que iniciou desde o período de ambientação, em novembro de 2022. Constatou-se que o PIBID possibilitou um leque de experiências para as acadêmicas do Curso de Pedagogia do ICSEZ/UFAM, sendo possível vivenciar os desafios, avanços, o fazer docente e a articulação teoria/prática. Quanto a estrutura física da escola, as salas de aula são pequenas, as mesas e cadeiras são projetadas para Educação Infantil, o que deixa alguns alunos desconfortáveis, as demais áreas, exceto, as salas de aulas e secretária são extremamente quentes e com pouca ventilação, tal condição tem um impacto na organização do trabalho pedagógico e nos processos de aprendizagem dos alunos.