Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS CAMINHOS DA DOCÊNCIA: AS VIVÊNCIAS DO PIBID NUMA ESCOLA-CAMPO DA REDE MUNICIPAL DE PARINTINS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99351
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6189
    "inscrito_id" => 3222
    "titulo" => "OS CAMINHOS DA DOCÊNCIA: AS VIVÊNCIAS DO PIBID NUMA ESCOLA-CAMPO DA REDE MUNICIPAL DE PARINTINS"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) busca aproximar os discentes do curso de graduação das escolas de Educação Básica para possibilitar a troca de experiências e práticas pedagógicas através do contato com profissionais Educação Básica. O subnúcleo do Curso de Pedagogia do ICSEZ tem como área de atuação a alfabetização e como campo, as escolas municipais e estaduais que atendem educação infantil e/ou anos iniciais do Ensino Fundamental. Assim, o presente trabalho tem como objetivo discorrer acerca das vivências, observações e relatos dos pibidianos do Curso de Pedagogia do ICSEZ/UFAM numa escola-campo da rede municipal de Parintins, apresentar a caracterização e os processos pedagógicos da escola-campo e analisar a contribuição do PIBID na formação dos discentes do Curso de Pedagogia/ICSEZ/UFAM. Na escola, os Pidianos são supervisionados por uma professora e cumprem uma carga horária semanal de 8h, nas turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. O relato ancora-se numa abordagem qualitativa, por abordar contextos do cotidiano, vivências e fatos sociais, utilizou-se ainda de estudos da da Base Nacional Comum Curricular, do Referencial Curricular Amazonense e livros e artigos de Soares (2011). Como coleta de dados foi utilizado a observação que iniciou desde o período de ambientação, em novembro de 2022. Constatou-se que o PIBID possibilitou um leque de experiências para as acadêmicas do Curso de Pedagogia do ICSEZ/UFAM, sendo possível vivenciar os desafios, avanços, o fazer docente e a articulação teoria/prática. Quanto a estrutura física da escola, as salas de aula são pequenas, as mesas e cadeiras são projetadas para Educação Infantil, o que deixa alguns alunos desconfortáveis, as demais áreas, exceto, as salas de aulas e secretária são extremamente quentes e com pouca ventilação, tal condição tem um impacto na organização do trabalho pedagógico e nos processos de aprendizagem dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID3222_TB6189_04102023182223.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JUCIMARA CARVALHO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JUCIMARA"
    "autor_email" => "jucimara34carvalho@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99351
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6189
    "inscrito_id" => 3222
    "titulo" => "OS CAMINHOS DA DOCÊNCIA: AS VIVÊNCIAS DO PIBID NUMA ESCOLA-CAMPO DA REDE MUNICIPAL DE PARINTINS"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) busca aproximar os discentes do curso de graduação das escolas de Educação Básica para possibilitar a troca de experiências e práticas pedagógicas através do contato com profissionais Educação Básica. O subnúcleo do Curso de Pedagogia do ICSEZ tem como área de atuação a alfabetização e como campo, as escolas municipais e estaduais que atendem educação infantil e/ou anos iniciais do Ensino Fundamental. Assim, o presente trabalho tem como objetivo discorrer acerca das vivências, observações e relatos dos pibidianos do Curso de Pedagogia do ICSEZ/UFAM numa escola-campo da rede municipal de Parintins, apresentar a caracterização e os processos pedagógicos da escola-campo e analisar a contribuição do PIBID na formação dos discentes do Curso de Pedagogia/ICSEZ/UFAM. Na escola, os Pidianos são supervisionados por uma professora e cumprem uma carga horária semanal de 8h, nas turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. O relato ancora-se numa abordagem qualitativa, por abordar contextos do cotidiano, vivências e fatos sociais, utilizou-se ainda de estudos da da Base Nacional Comum Curricular, do Referencial Curricular Amazonense e livros e artigos de Soares (2011). Como coleta de dados foi utilizado a observação que iniciou desde o período de ambientação, em novembro de 2022. Constatou-se que o PIBID possibilitou um leque de experiências para as acadêmicas do Curso de Pedagogia do ICSEZ/UFAM, sendo possível vivenciar os desafios, avanços, o fazer docente e a articulação teoria/prática. Quanto a estrutura física da escola, as salas de aula são pequenas, as mesas e cadeiras são projetadas para Educação Infantil, o que deixa alguns alunos desconfortáveis, as demais áreas, exceto, as salas de aulas e secretária são extremamente quentes e com pouca ventilação, tal condição tem um impacto na organização do trabalho pedagógico e nos processos de aprendizagem dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID3222_TB6189_04102023182223.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JUCIMARA CARVALHO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JUCIMARA"
    "autor_email" => "jucimara34carvalho@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) busca aproximar os discentes do curso de graduação das escolas de Educação Básica para possibilitar a troca de experiências e práticas pedagógicas através do contato com profissionais Educação Básica. O subnúcleo do Curso de Pedagogia do ICSEZ tem como área de atuação a alfabetização e como campo, as escolas municipais e estaduais que atendem educação infantil e/ou anos iniciais do Ensino Fundamental. Assim, o presente trabalho tem como objetivo discorrer acerca das vivências, observações e relatos dos pibidianos do Curso de Pedagogia do ICSEZ/UFAM numa escola-campo da rede municipal de Parintins, apresentar a caracterização e os processos pedagógicos da escola-campo e analisar a contribuição do PIBID na formação dos discentes do Curso de Pedagogia/ICSEZ/UFAM. Na escola, os Pidianos são supervisionados por uma professora e cumprem uma carga horária semanal de 8h, nas turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. O relato ancora-se numa abordagem qualitativa, por abordar contextos do cotidiano, vivências e fatos sociais, utilizou-se ainda de estudos da da Base Nacional Comum Curricular, do Referencial Curricular Amazonense e livros e artigos de Soares (2011). Como coleta de dados foi utilizado a observação que iniciou desde o período de ambientação, em novembro de 2022. Constatou-se que o PIBID possibilitou um leque de experiências para as acadêmicas do Curso de Pedagogia do ICSEZ/UFAM, sendo possível vivenciar os desafios, avanços, o fazer docente e a articulação teoria/prática. Quanto a estrutura física da escola, as salas de aula são pequenas, as mesas e cadeiras são projetadas para Educação Infantil, o que deixa alguns alunos desconfortáveis, as demais áreas, exceto, as salas de aulas e secretária são extremamente quentes e com pouca ventilação, tal condição tem um impacto na organização do trabalho pedagógico e nos processos de aprendizagem dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.