O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) constitui-se como um documento que apresenta a identidade de uma instituição escolar, formado por sua Proposta Político-Pedagógica (PPP), abarcando o plano de metas e o plano de sustentabilidade para um período de vigência cinco anos. Diante da relevância deste documento para as instituições escolares, o objetivo deste estudo é analisar de que forma a Educação Ambiental (EA) é trazida nos PDI das escolas públicas municipais de Baixo Guandu – ES. Metodologicamente, a pesquisa é classificada qualitativa, exploratória e documental. Os dados foram coletados a partir da análise de vinte e dois PDI de instituições escolares públicas e municipais. O quantitativo de materiais analisados deve-se a disponibilidade da documentação completa. Para o estudo dos documentos, utilizou-se a análise de conteúdo para a compreensão de como a Educação Ambiental é abordada nestes materiais. De modo geral, o estudo aponta que a abordagem da Educação Ambiental se dá de diferentes formas nos PDI analisados, apresentando certa variação e até mesmo inexistência do termo em certos documentos. Nos PDI onde o termo é abordado, há certa diferenciação de como a temática é tratada nas escolas, indo desde o desenvolvimento de projetos com enfoque no termo até a utilização de temáticas específicas ligadas à área. Além disso, também foi identificado a promoção de semanas de meio ambiente, projetos integradores, trabalhos interdisciplinares durante todo o ano letivo, trabalhos em grupo, pesquisas orientadas, mini seminários, apresentações de trabalhos, diálogos, debates, campanhas, palestras com órgãos responsáveis pelo Meio Ambiente e Saneamento Básico e workshops. Independentemente da forma como a Educação Ambiental é desenvolvida, ressalta-se a importância de sua abordagem de forma contínua, crítica e participativa, em prol da formação de cidadãos atuantes na sociedade.