O presente trabalho refere-se ao levantamento das necessidades formativas dos profissionais de educação atuantes no município de Itapevi-SP. Tal levantamento contou com a participação de 285 profissionais e foi realizado por meio de três etapas: 1. Envio do formulário inicial para mapear o perfil dos profissionais e possíveis temáticas de interesse; 2. Execução de uma dinâmica ativa com estes profissionais presencialmente, objetivando a promoção da escuta ativa frente a desafios recorrentes na Educação Infantil e 3. Sistematização e análise dos resultados coletados na dinâmica. Para realizar este trabalho, nos baseamos na Lei nº 11.738/08 a qual menciona que os profissionais de educação têm por definição ⅓ da carga horária destinada à estudos e na Resolução CNE/CP nº 1, de 27 de outubro de 2020 que institui a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica. O referencial teórico-metodológico utilizado se apoia no conceito desenvolvimento profissional docente, uma vez que este é um processo complexo, dinâmico e contínuo, ou seja, a construção da identidade docente se desenvolve ao longo da vida e nas oportunidades em que lhe são ofertadas. Portanto, o resultado do levantamento citado corroborará com a constituição de um dos módulos na promoção do curso de pós-graduação em Educação Infantil no município referido. Em suma, estes resultados, ainda que parciais, podemos afirmar que as necessidades formativas declaradas pelos profissionais confirmam os principais desafios aparentes na área de formação continuada, destacando como principais necessidades: Formação e apoio da gestão escolar; Metodologias de ensino, sobretudo em relação ao conceito alfaletrar; Vínculo com as famílias e Estratégias efetivas para inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais.